Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Modificação genética de linfócitos T para a imunoterapia do câncer.

Coordenador: Martin Hernán Bonamino

Equipe:
Pós-Doutores:
Bárbara da Costa Reis Monte-Mór
Luciana Rodrigues Carvalho Barros

Doutores:
Leonardo Chicaybam Peixoto
Mariana Lima Boroni Martins

Doutorandos:
Mayra dos Santos Carneiro
Priscila Rafaela Ribeiro

Mestrandos:
Bárbara Costa Peixoto

O sistema de defesa do organismos é capaz de reconhecer e eliminar células de tumores. Eventualmente os tumores conseguem desenvolver mecanismos para escapar deste controle por parte do sistema imunológico. Quando isto ocorre, os tumores se desenvolvem e representam um risco à vida do paciente.

Uma das maneiras de evitar que isto aconteça é alterar as características destas células de defesa de forma a torna-las mais resistentes aos mecanismos de escape que os tumores tem.

Nosso grupo vem manipulando geneticamente estas células de defesa para torná-las capazes de reconhecer e destruir as células tumorais quando isso não acontece naturalmente. Este tipo de abordagem tem sido usada em pacientes nos Estados Unidos e Europa com grande sucesso para a eliminação de células leucêmicas.

A próxima etapa proposta é modificar geneticamente estas células de defesa para torna-las resistentes aos mecanismos que os tumores desenvolvem para limitar a ação antitumoral do sistema imunológico. Esta abordagem tem potencial de gerar células de defesa mais potentes na resposta contra tumores.

Para contato com a equipe, e-mail: mbonamino@inca.gov.br

design manuela roitman | programação e implementação corbata