Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Milhares de seguidores: o que leva indivíduos ao Instagram, ao Pinterest e às conferências TED Talks quando o tema é câncer?

Coordenadora: Claudia Jurberg

Equipe:
Mestrandos:
Luisa Almeida Picanço de Miranda
Priscila Biancovilli

Com a expansão da Internet, o advento da Web 2.0 e das mídias sociais (Facebook, Twitter, Podcast, Blog etc), os recursos para se informar foram drasticamente incrementados. Se antes a mídia era o principal veículo de uma comunicação de mão única, unindo os dois extremos de uma ponte imaginária entre o produtor do conhecimento e o agente receptor, hoje não mais é. A mídia somos todos nós que produzimos e difundimos as notícia sem tempo real. Diante desse novo panorama, os interessandos pela temática câncer estão em quais canais? Quais os interesses que os movem e quais tipos de publicações os sensibilizam? Este projeto visa identificar o conteúdo sobre o câncer publicado em mídias sociais distintas:

Instagram, Pinterest e as conferências TED Talks. A partir dessas investigações, propor novas formas de comunicação em saúde, como vídeos, peça teatral, entre outros meios, para divulgação da temática junto ao público adulto e jovem, este pois acredita que a doença não os afeta e atinge majoritariamente indivíduos na terceira idade.

Para contato com a equipe, e-mail: cjurberg@yahoo.com.br

design manuela roitman | programação e implementação corbata