Vaga de Pós-Doutorado:
O Laboratório da Professora Helena Lobo Borges, do Departamento de Anatomia, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, está com uma vaga para bolsista de pós-doutorado pelo CNPq/PDJ.
O valor da bolsa é de R$ 4.100,00 (+ taxa de bancada R$ 400,00). A bolsa, inicialmente, é válida por oito meses e pode ser renovada por mais um ano.
O estudo envolve mecanismos tumorigênicos no câncer colorretal com foco nas vias que envolvem o supressor de tumor p53, e na via de beta-catenina. Este estudo prevê ainda uma colaboração já iniciada com o professor José Garcia no estudo dos efeitos anti-proliferativos do Flavonoide Isoquercetina no câncer de cólon in vivo.
Os interessados devem enviar mensagem para a Professora Helena pelo email borgeslobohelena@gmail.com .
Vaga de Bolsa:
Bolsa PDJ (pós-doutorado júnior) para implementação imediata vinculada ao projeto "Efeitos de Desreguladores Endócrinos sobre a Progressão do Câncer de Tireoide em Peixe Zebra Transgênico". Este projeto é uma parceira com Grupo Cancer Biology do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto.
O candidato deverá ter conhecimentos e Biologia Celular e Histologia, Fisiologia Endócrina e, preferencialmente, conhecimentos em manipulação de peixe zebra.
Além disto, o candidato terá que preencher os seguintes requisitos:
a) possuir título de doutor há menos de 7 anos, quando da implementação da bolsa, no caso de proposta aprovada;
b) dedicar-se integralmente às atividades programadas; e
c) não possuir vínculo empregatício/funcional quando da implementação da bolsa, caso a proposta seja aprovada.
Nota: caso tenha vínculo empregatício/funcionalselecionar obrigatoriamente instituição distinta daquela onde esteja lotado e distante no mínimo 150 km (cento e cinquenta quilômetros) da instituição de vínculo;
d) não acumular a presente bolsa com bolsas concedidas por qualquer agência de fomento nacional;
e) o candidato poderá permanecer na mesma Unidade/Departamento onde completou o doutorado, se o mesmo foi desenvolvido em programa de pós-graduação com conceito 5, 6 ou 7 da CAPES. Caso contrário, deverá selecionar Unidade/Departamento distintos daqueles onde obteve o título de doutor.
Contato: Prof. Leandro Miranda Alves (e-mail: alvesmpi@hotmail.com)
Em 2014, as bolsas Pró-Onco Vivi Nabuco, Pró-Onco Fundação do Câncer e Pró-Onco Icatu Holding foram concedidas a:
- Juliana de Mattos Coelho Aguiar - Projeto: “Avaliação do papel das vias de sinalização BMP, TGF-β e FGF na manutenção da proliferação das células-tronco tumorais presentes no meningioma”.
- Mariana Chantre Justino - Projeto: “Análise do perfil molecular de hTERT em pacientes com carcinoma urotelial de bexiga”.
- Luiz Gustavo Feijó Dubois - Projeto: “Influência da síndrome metabólica ligada às mutações IDH na agressividade e no potencial tronco de células-tronco tumorais de glioma”.
Em 2012, os agraciados com as bolsas Pró-Onco Vivi Nabuco e Pró-Onco Fundação do Câncer são:
- Eduardo Salustiano
- Danielly Cristiny Ferraz da Costa
Em 2010, os agraciados com as bolsas Pró-Onco Vivi Nabuco e Pró-Onco Leopoldo De Meis são:
- Ana Carolina Souza
- Wagner Santos Coelho
Em 2009, as agraciadas com as bolsas Pró-Onco Vivi Nabuco e Pró-Onco Leopoldo De Meis são:
- Luciene Cardoso, com o projeto intitulado "Regulação da atividade e expressão das oxidases duais tireóideas (DUOX 1 e 2) por hormônios e fatores de transcrição".
- Andréa Mariano de Oliveira, cujo projeto é "Estudos de sinalização em células tumorais mediada por proteínas da coagulação sanguínea".