Credenciados e recredenciados do Programa de Oncobiologia para o biênio 2017-2019

O Programa de Oncobiologia da UFRJ publica a lista com os nomes dos coordenadores dos grupos de pesquisa que foram credenciados e recredenciados para o biênio 2017-2019. São nove novos grupos e 30 recredenciamentos.

A lista oficial dos coordenadores com seus temas de pesquisa está abaixo em ordem alfabética. Os detalhes dos outros pesquisadores que fazem parte dos grupos serão colocados posteriormente na página do Programa.

RECREDENCIADOS

Coordenadores:

Andrea Claudia Freitas Ferreira: “Mecanismo de ação de flavonoides em células tumorais de tireoide”.

Aurea Echevarria Aznar Nunes Lima: “Síntese e avaliação da atividade anticâncer de chalconas-tiossemicarbazonas e derivados da Curcumina!”.

Bruno Lourenço Diaz: “Estudo de fatores endócrinos e do microambiente tumoral que modulam o comportamento de células de melanoma”.

Christina Maeda Takiya: “Mimetismo vasculogenico nos glioblastomas e no câncer de próstata. Efeito anti-neoplásico do ácido pomólico”.

Claudete Esteves Nogueira Pinto Klumb: “Avaliação de potenciais alvos da família de micro RNAS 29 e o papel na patogênese do linfoma de Burkitt”.

Claudia de Alencar Santos Lage: “Aperfeiçoamento do painel de avaliação da instabilidade genética das leucemias infantis: avanço no prognóstico das LLA-pB em implementação no Instituto de Puericultura Martagão Gesteira/UFRJ”.

Claudia dos Santos Mermelstein: “O papel dos microdomínios de membrana na adesão celular e migração de células cancerosas”.

Claudia Jurberg: “Milhares de seguidores: o que leva indivíduos ao Instagram, ao Pinterest e às conferências TED Talks quando o tema é câncer?”.

Denise Pires de Carvalho: “Relação entre a ativação da AMPK e o perfil de resposta a citocinas em células tumorais da tireoide”.

Eliane Fialho de Oliveira: “Associação entre fitoquímicos e/ou quimioterápicos e seus possíveis efeitos citotóxicos em linhagens tumorais de mama e em células de leucemia com fenótipo MDR”.

Eliane Volchan: “Prevenção de câncer: impacto de advertências para reduzir o consumo de alimentos não saudáveis”.

Flavia Regina de Souza Lima: “Interação microglia-glioblastoma: o papel de proteínas microgliais na progressão tumoral”.

Franklin David Rumjanek: “O mecanismo bioquímico da resistência à quimioterapia de células de leucemia mieloide crônica”.

Gilda Alves Brown: “Desvendando as lesões impalpáveis da mama”.

Helena Lobo Borges: “Retinoblastoma como possível biomarcador de resistência à quimioterapia com uso de análise multiparamétrica em larga escala”.

Jerson Lima da Silva: “Agregação da Proteína p53: caracterização de um novo alvo farmacológico na terapia anticâncer”.

Leandro Miranda Alves: “Avaliação da expressão do HMGA 1 e 2 e dos microRNAs em adenomas hipofisários e sua relação com a invasividade e/ou agressividade tumoral”.

Lucia Mendonça Previato: “Glicobiomarcadores na progressão tumoral durante a cinética de indução do perfil de resistência a múltiplas drogas em câncer”.

Marcelo Alex de Carvalho: “BRCA1 e os domínios BRCT na rede de sinalização ao dano de DNA e no câncer”.

Márcia Alves Marques Capella: “Mídias digitais: uma nova forma de auxiliar no processo ensino-aprendizado”.

Maria da Gloria da Costa Carvalho: “Estudo molecular do adenocarcinoma gástrico em localizações distintas”.

Maria Helena Faria Ornellas de Souza: “Avaliação dos efeitos da exposição aos BTEXs (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos) no genoma e no sistema imunológico dos trabalhadores de postos de combustíveis”.

Martin Hernán Bonamino: ”Modificação genética de linfócitos T para a imunoterapia do câncer”.

Morgana Teixeira Lima Castelo Branco: “Potencial farmacológico de espécies da Amazônia brasileira: atividade autofágica e apoptótica de extratos de Manilkara Huberi”.

Patricia Zancan: “Identificação de novos alvos terapêuticos e fármacos para o controle de tumores mamários e lesões endometrióticas”.

Raquel Ciuvalschi Maia: “Investigação in vitro e in vivo do efeito antitumoral de novos compostos em glioblastoma”.

Robson de Queiroz Monteiro: “Proteínas da coagulação sanguínea e receptores ativados por protease: papel na biologia tumoral e no estabelecimento da trombose associada ao câncer”

Russolina Benedeta Zingali: “Identificação de proteínas de membrana celular relacionadas à agressividade do câncer de mama”.

Vivaldo Moura Neto: “Biologia do gliomas - interações das células tumorais com o parênquima - um estudo translacional”.

Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek: “Resistência a múltiplas drogas em células tumorais”.

CREDENCIADOS

Coordenadores:

Adriane Regina Todeschini: “Biossíntese de hexosaminas como alvo para o diagnóstico e a terapia do câncer”.

Angelo Maiolino: “Imunovigilância no mieloma múltiplo”.

Claudia Rocio Hassan: “Estudo das interações patogênicas entre células neoplásicas e microambiente tumoral no linfoma de Hodgkin clássico, com foco no desenvolvimento de novas terapias e marcadores clínico-terapêuticos”.

Etel Rodrigues Pereira Gimba: “Bases celulares e moleculares de tumores sólidos: identificação de biomarcadores e estratégias para o desenvolvimento de terapias antitumorais”.

Luis Fernando da Silva Bouzas: “Prospecção de células estomais multipotentes (CEM) e células-tronco mesenquimais não hematopoiéticas (CTM-NH) para fins de terapia celular em oncobiologia”.

Luiz Eurico Nasciutti: “Estudo das interações entre células tumorais prostáticas humanas e o microambiente cerebral: estabelecimento de modelo in vitro para estudar os mecanismos de progressão tumoral”.

Maria Isabel Doria Rossi: “Papel das vesículas extracelulares derivadas de tumor de mama na indução de fenótipo de fibroblasto associado ao câncer (CAF) e o efeito da aspirina”.

Patrícia Dias Fernandes: “A busca por novos compostos com potencial antitumoral”.

Thereza Christina Barja-Fidalgo: “Alvos moleculares e terapêuticos no Microambiente Tumoral”.