Programa de Oncobiologia terá novos rumos internacionais

Em 2017 haverá novidades no Programa de Oncobiologia. O edital de auxílio à pesquisa obterá um acrescimento em seu valor. No próximo ano, os agraciados receberão R$ 18.000,00. Em relação às bolsas de Pós-doutorado, uma delas será transformada em uma bolsa internacional por seis meses. Os candidatos devem estar em um dos grupos credenciados no processo que no momento está em avaliação, enviar carta do coordenador do grupo e também carta de aceite do grupo do exterior, além de projeto.

Tudo isso graças ao apoio da Fundação do Câncer, que aprovou os recursos do Programa de Oncobiologia para 2017. Serão investidos mais de 555 mil reais no próximo ano. Em 2016, o Programa destacou-se por manter e ampliar as colaborações entre pesquisadores de universidades no Brasil e no exterior e foram investidos cerca de 530 mil reais

Também em 2016, 634 pessoas participaram dos Journals do Programa de Oncobiologia. E o X Simpósio de Oncobiologia, que aconteceu em setembro, foi marcado pela participação de cientistas do Brasil e de outros países como Portugal e Inglaterra. Dos cerca de 200 inscritos, mais de 100 expuseram pôsteres nas sessões de intervalo. O evento contou com pesquisadores de vários estados, assim como convidados do exterior que mantêm parcerias com grupos da Oncobiologia, como no caso do grupo de pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

O processo de credenciamento junto ao Programa para o biênio 2017-2019 foi outro importante ponto a ser destacado neste ano de 2016. Quase 20 novos grupos de diversas instituições como Fiocruz, Universidade Federal Fluminense, Instituto Nacional do Câncer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro solicitaram credenciado, além dos antigos membros. O resultado das solicitações novas e do recrenciamento está previsto para março de 2017.

Núcleo de Divulgação

Em 2016, o Núcleo de Divulgação deu continuidade ao desenvolvimento de uma série de produtos que abordam a temática de prevenção de câncer. Thiago e Mila, personagens do Acubens – museu virtual, saíram dos quadrinhos e da internet e ganharam uma exposição no Museu Ciência e Vida de Duque de Caxias. A exposição é voltada para jovens, sendo acessível também a surdos e cegos. Este projeto foi financiado pela Faperj e pela Fundação do Câncer.

Também foram lançadas campanhas no Facebook do Acubens, uma intitulada “Quebrando o tabu”, onde diferentes pessoas foram convidadas a falarem o que diriam se descobrissem que um ente querido estava com câncer. A ideia foi aproximar os jovens do tema e mostrar que é preciso falar mais sobre o assunto. Foram produzidos mais de 20 vídeos e todos já foram publicados no Facebook, com grande alcance. A outra campanha chamada “ Um minuto sobre câncer”, começou em 2016 e deve continuar em 2017. Nela, pesquisadores do Programa de Oncobiologia e seus parceiros são convidados a falarem por um minuto sobre seus temas de pesquisa, colaborando com a divulgação dos seus trabalhos e aproximando temas científicos do cotidiano de quem segue a página.

Aproveitamos este último número de dezembro para desejar a todos os membros do Programa de Oncobiologia muito sucesso e inspiração. Esperamos que 2017 venha repleto de conquistas científicas!