Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Credenciamento e Recredenciamento do Programa de Oncobiologia entre 2017 e 2019

Até o dia 11 de dezembro de 2016 estão abertas as inscrições para participar do Programa de Oncobiologia. As inscrições são tanto para o credenciamento de novos pesquisadores/grupos de pesquisa quanto para o recredenciamento de grupos e pesquisadores já participantes que pretendem seguir no Programa entre 2017 e 2019. 

Atualmente, pertencem ao Programa cerca de 300 afiliados de instituições como o Instituto Nacional de Câncer, a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, alem da UFRJ. O Programa tem como objetivo a troca de informações em ciência e em novas tecnologias entre profissionais de diversas especialidades, assim como deseja informar a sociedade para transformá-la em aliada na prevenção e no diagnóstico precoce em câncer. Estudantes de diversas áreas como administração, jornalismo, desenho industrial, medicina, farmácia, enfermagem, nutrição, biomedicina, física, educação física, história, computação, estatística, entre outras, são estimulados pelo Programa a desenvolverem trabalhos em conjunto. A multidisciplinaridade visa estreitar diferentes práticas respeitando o trabalho individual dos vários campos de conhecimento. 

Também é objetivo do Programa tornar essas pesquisas de fácil acesso aos pesquisadores e estudantes da área, assim como à sociedade. Reuniões semanais entre os integrantes do Programa, simpósios anuais abertos para diferentes profissionais, cursos de extensão (360 horas), cursos práticos (180h) e cursos a distância de curta duração são oferecidos pelo Programa de Oncobiologia. 

A integração entre jornalistas e cientistas, possibilitando o incremento de informações com qualidade e agilidade na transmissão do conhecimento é outro alvo de destaque para o Programa, que espera associar laboratórios de pesquisa em instituições diversas e obter fontes de financiamento próprias.

Para se credenciar ou recredenciar, os interessados devem estar sediados em laboratórios e instituições cariocas e precisam ainda enviar a documentação necessária (detalhada no edital) em formato PDF para o e-mail oncobiologia@gmail.com

design manuela roitman | programação e implementação corbata