Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Clotrimazol: fármaco contra micoses tem efeito antitumoral

O clotrimazol é um medicamento bastante utilizado no controle de micoses de pele, pé e unha. Mauro Sola-Penna, pesquisador do Programa de Oncobiologia, estuda o efeito antitumoral desta substância no câncer de mama. O trabalho realizado em seu laboratório na Faculdade de Farmácia da UFRJ mostrou que o fármaco inibe as principais enzimas glicolíticas: hexocinase, fosfofrutocinase e piruvato cinase.

“Esse efeito, que culmina com a diminuição do metabolismo energético na célula tumoral e sua consequente morte, é muito pronunciado em tumores e praticamente insignificante em células e tecidos não-tumorais. O mecanismo que leva a essa seletividade está sob investigação”, explica o professor.

Este trabalho começou a ser desenvolvido em 2003 com a motivação de avaliar a atividade e distribuição de enzimas glicolíticas em tumores mamários humanos. “A glicólise é uma via metabólica fundamental para a sobrevivência de células tumorais. A atividade e a distribuição das enzimas desta via é fundamental para o seu funcionamento. Assim, qualquer fármaco que afete esse processo interfere também no desenvolvimento e sobrevivência da célula tumoral”, esclarece. A partir de 2005, este trabalho passou a ser coordenado pela professora Patricia Zancan, também do Programa de Oncobiologia, com a motivação de se aprofundar no papel antitumoral do clotrimazol.

Para o futuro, Sola-Penna explica que este trabalho se divide em duas frentes principais. A primeira engloba a identificação do mecanismo pelo qual o fármaco age preferencialmente em tumores e tem ação desprezível em células não-tumorais. A segunda frente inclui a realização de estudos in vivo para avaliar a toxicidade para uso interno, bem como a eficiência e possíveis efeitos colaterais em modelos murinos com implantes xenográficos (quando há a implantação de um tumor em um modelo animal).

design manuela roitman | programação e implementação corbata