Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Edital de pesquisa está aberto

Edital de pesquisa está aberto

As inscrições do edital de pesquisa de 2016 do Programa de Oncobiologia, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da UFRJ estarão abertas entre os dias 6 de junho e 6 de julho. O edital prevê, com financiamento fornecido pela Fundação do Câncer, 15 auxílios a grupos de pesquisa no valor total de R$ 225 mil por 12 meses. Serão oferecidas cinco bolsas a jovens pesquisadores (com até 10 anos de conclusão do doutorado) associados aos membros do Programa de Oncobiologia e 10 bolsas aos titulares das linhas de pesquisa aprovadas no último processo de credenciamento e ainda em vigência. 

Como o prazo de execução dos projetos é curto (apenas um ano), serão contemplados com auxílios apenas projetos que já estiverem em uma linha de pesquisa em andamento no grupo. Porém, aqueles que foram agraciados em 2015 e ainda possuem projetos vigentes, não poderão concorrer neste edital. 

Nova regra - A partir desse edital de 2016, participação do pesquisador nos journals ao longo do ano será avaliada no processo de concessão do edital de pesquisa. Caso nem o pesquisador, nem alguém de sua equipe tenha apresentado dados nos journals da Oncobiologia que ocorrem sempre às terças-feiras, a equipe inteira não poderá participar do edital de pesquisa do ano seguinte. 

Do projeto - Os seguintes tópicos deverão constar do projeto: título do projeto, objetivos, metas, resultados esperados, intenção explicita de parceria com pelo menos outro grupo que tenha solicitado credenciamento no Programa para o desenvolvimento do projeto, link do currículo lattes do coordenador de projeto, resumo de divulgação científica (ou seja, um resumo compreensível para o grande público, evitando o uso de termos técnicos), referência bibliográficas, equipe (nome, maior grau de formação de cada membro, e-mail e link do currículo lattes). Os projetos podem ter no máximo cinco páginas, excluindo a bibliografia e a composição da equipe. 

Da inscrição - Para concorrerem, os pesquisadores devem enviar seus projetos, a partir da próxima segunda, no formato de arquivo PDF para o e-mail oncobiologia@gmail.com. O resultado do edital será divulgado em meados de julho, tendo vigência a partir do início do mês de agosto de 2016.

O Edital do Programa de Oncobiologia tem como objetivo apoiar os projetos em andamento em laboratórios vinculados ao Programa de Oncobiologia e criar colaborações entre grupos de pesquisa em câncer de diversas instituições do Rio de Janeiro.

Bolsa de Pós-Doc - Como não houve nenhum candidato selecionado no edital das bolsas de Pós-Doutorado Vivi Nabuco e Fundação do Câncer neste ano, haverá nova seleção de candidatos. As inscrições estarão abertas entre 06 de junho e 06 de julho de 2016. O julgamento será entre os dias 07 e 15 de julho e o resultado sairá no dia seguinte. Para este edital, uma das bolsas poderá ser preenchida por um candidato que já tenha usufruído da bolsa de Pós-Doc do Programa de Oncobiologia e a outra é exclusiva para aqueles que nunca a receberam. O valor da bolsa de Pós-Doc é de R$ 5 mil por mês. A vigência começa em agosto e tem duração de um ano.

design manuela roitman | programação e implementação corbata