Sai Relatório do Programa de Oncobiologia

Acaba de sair o Relatório 2014 do Programa de Oncobiologia. O ano de 2014 foi marcado por acontecimentos importantes no Programa. Houve credenciamento e recredenciamento de membros, editais de pesquisa, palestras, journals e o tradicional Simpósio de Oncobiologia já em sua oitava edição. Foi um ano em que a Fundação do Câncer investiu cerca de R$ 500 mil no Programa.

A produção acadêmica foi bem-sucedida, com cerca de 140 artigos publicados e 39 artigos aceitos para publicação por seus membros, além de orientação finalizada para 27 iniciantes em pesquisa, 18 mestres e 22 doutores. Foi neste ano que o valor de R$ 225 mil foi aplicado no edital de pesquisa do programa com 15 bolsas, sendo 10 para grupos com líderes de mais de 10 anos de doutorado concluído e cinco para grupos com jovens líderes – até 10 anos de doutoramento.

Em 2014 ocorreu novo processo de credenciamento e recredenciamento de membros do Programa de Oncobiologia. A conformação do Programa, que engloba pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Fiocruz, entre outras instituições, conta com mais de 40 grupos no momento. Esta seleção ocorre a cada dois anos. O processo permite que quem já está no Programa possa permanecer, caso continue com sua linha de investigação na área da biologia do câncer, e que novos candidatos possam se tornar membros afiliados. Neste processo, uma comissão ad hoc avalia solicitações para uma renovação constante e um compromisso com a pesquisa focada exclusivamente na excelência, tornando a rede reconhecida na área do câncer.

Entre os principais eventos do programa, houve o do dia 3 de setembro de 2014, quando o Programa de Oncobiologia e o Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) receberam a visita da renomada cientista, líder reconhecida na pesquisa sobre o câncer de mama, a Dra. Mina Bissell, convidada pelo Dr. Mauro Pavão. Ela presidiu a palestra “The Critical Role of Extracellular Matrix and Microenvironment in Metastasis and Dormancy” e conversou com interessados no assunto após sua apresentação.

Ainda na retrospectiva do ano, o Núcleo de Ensino do programa ofereceu o curso intitulado “Aplicações da Patologia Molecular no Estudo de Neoplasias Malignas”, no Centro de Ciências da Saúde, UFRJ, no período de 16 de julho a 17 de setembro, sob a coordenação da Professora Maria da Glória da Costa Carvalho.

Além disso, foram retomados os journals de dados do Programa de Oncobiologia. Até final do ano, aconteceram 17 encontros com um total de 344 participantes que trocaram ideias sobre as pesquisas do Programa.

De 29 de setembro a primeiro de outubro, foi realizado no Centro de Ciências da Saúde, o VIII Simpósio de Oncobiologia. O Simpósio contou com mais de 170 inscritos e apresentação de 100 trabalhos em formato de pôsteres. Este evento já é uma tradição na área científica da biologia do câncer.

Finalmente, em 2014, o Núcleo de Divulgação abriu espaço para o Programa de Oncobiologia em mídias como O Globo, Extra, Jornal do Brasil, sites da Fapesp e da Faperj, Instituto Ciência Hoje ao lançar o vídeo de animação "Do álcool e seus demônios", entre outros reportagens de pesquisadores afiliados. Ali também foram produzidas pesquisas na área de comunicação em câncer, além da circulação do Onconews. O periódico foi publicado 20 vezes no último ano, consolidando-o como um veículo de comunicação tradicional do Programa, com circulação ininterrupta há 11 anos.

Para baixar o Relatório 2014 / Programa de Oncobiologia e ver mais informações, clique aqui.

Capa do Relatório do Programa de Oncobiologia