Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Brasil produzirá equipamento de imagem in vivo

O Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio) da UFRJ disponibiliza para os membros do Programa de Oncobiologia e outros cientistas a utilização do aparelho de processamento de imagem in vivo chamado Xenogen IVIS Lumina® e, no momento, desenvolve em parceria com empresa privada o primeiro modelo similar produzido no Brasil que deve ficar pronto até o fim do ano.

O equipamento é de grande utilidade para pesquisas na área de oncologia, doenças infecciosas e terapia celulares. É um aparelho de alta sensibilidade, com baixo ruído (aumenta a resolução da foto) e com tecnologia de imagem in vivo, que permite a visualização não invasiva e acompanhamento da atividade celular e genética dentro de um organismo vivo, em tempo real.

O sistema de detecção de imagens pode ser feito por fluorescência, capacidade de uma substância de emitir luz quando exposta a radiações ou por luminescência, processo pelo qual um organismo converte energia química em luminosa. Além disso, a captura da imagem leva em consideração o controle de sensibilidade como o tempo de exposição, binning (ligado à resolução da imagem) e abertura da lente.

A bióloga Bárbara Guerra é a técnica no Cenabio responsável pelo aparelho desde 2011, sob a supervisão do professor Emiliano Medei, Diretor Adjunto de Administração do Centro. Caso exista o interesse em utilizar o equipamento, é possível entrar em contato com ela pelo e-mail barbaraguerra@cenabio.ufrj.br 

Serviço:

Nome do aparelho: Xenogen IVIS lumina®

Utilidade: aparelho usado no processamento de imagens in vivo

Local: Cenabio

Endereço: Av. Carlos Chagas Filho, 373- Prédio do CCS - Bloco M – UFRJ - Cidade Universitária – Rio de Janeiro - CEP: 21941-902
+55 (21) 2590-6916

Agendamento: e-mail para barbaraguerra@cenabio.ufrj.br

Outras informações no site: http://www.cenabio.ufrj.br

Estudo de células tumorais com metástase, exemplo de imagem possível no aparelho

design manuela roitman | programação e implementação corbata