VIII Simpósio de Oncobiologia: interação e novidades científicas

Entre os dias 29 de setembro e 1o de outubro, a UFRJ foi sede do VIII Simpósio de Oncobiologia. Assim como já ocorreu nos anos anteriores, boa parte dos participantes apresentaram trabalhos na forma de pôsteres (foram 187 inscritos e 107 trabalhos apresentados), e cinco trabalhos foram selecionados para apresentação oral. Pesquisadores, professores e estudantes enriqueceram o evento trazendo alguns dos principais avanços nas diversas áreas da Oncobiologia, dentro e fora da UFRJ.

Durante a cerimônia de abertura, o consultor científico do Programa de Oncobiologia, Adalberto Vieyra, destacou sua satisfação em participar de mais uma edição do Simpósio.

Já Mario Alberto da Silva Neto, diretor do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, abordou a importância de um maior esforço de internacionalização do conhecimento acadêmico. “Nossos colegas estrangeiros devem estar permanentemente entre nós, sem dificuldades”, disse.

Dr. Marcos Moraes apresentou a conferência intitulada “O valor da pesquisa clínica na quebra dos mitos e ritos. Cirurgia – ontem, hoje e amanhã”, em que destacou a importância do cirurgião norte-americano Francis Moore, da Universidade de Harvard. “Ele organizou o primeiro departamento de câncer em uma universidade, e é considerado o pai da abordagem multidisciplinar”, explicou Dr. Marcos.

Primeiro dia

O primeiro convidado do Simpósio foi o pesquisador Bruno Diaz, da UFRJ, que palestrou sobre o “Efeito de alterações no microambiente no comportamento de células tumorais”.

Em seguida, foi apresentada produção do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia, o vídeo “Do álcool e seus demônios”, disponível no seguinte link: http://tinyurl.com/p6fdg96

Para fechar o dia, a pesquisadora Daniela Bassères, da USP, abordou o tema “Vias moleculares da transformação maligna induzida pelo oncogene KRAS”.

Segundo dia

A cientista Thereza Christina Barja-Fidalgo, da Uerj, iniciou o segundo dia de palestras falando sobre o microambiente tumoral. Ela apresentou dados sobre a participação das células tumorais na composição de uma matriz extracelular mais fluida, o que favorece a migração destas células. Além disso, a pesquisadora abordou a forma como os macrófagos encontrados no microambiente tumoral, e que interagem dando suporte ao tumor, podem ser transformados em um tipo celular que combate esse tumor.

O pesquisador Mantin Bonamino, do Inca, apresentou a palestra intitulada “Estudos com receptores quiméricos de antígeno (CARs) na imunoterapia do câncer”.

Finalmente, o médico Ernesto de Meis, do Inca, falou sobre alterações da coagulação sanguínea no câncer. De acordo com o pesquisador, “o câncer tem uma relação muito importante com a trombose, tanto que é a segunda causa de morte em pacientes oncológicos. A presença de trombose muda o prognóstico de diversas neoplasias (influencia na disseminação da doença). Além do mais, pacientes com câncer submetidos a cirurgias tem um risco maior de ter trombose do que aqueles sem câncer submetidos aos mesmos procedimentos cirúrgicos”. Por essa razão, o estudo das mudanças da coagulação do sangue nos pacientes portadores de câncer é relevante.

Este dia foi encerrado com as apresentações orais de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Terceiro dia

A primeira palestra do dia foi da cientista Patrícia Bozza, da Fiocruz, que abordou “Corpúsculos lipídicos na inflamação e câncer”. Em seguida, as pós-doutorandas Telma Nascimento e Roberta Faccion apresentaram seus trabalhos.

Em seguida, a Dra. Anamaria Camargo, do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, abordou a heterogeneidade intratumoral e cooperação celular durante a disseminação metastática. “O trabalho da pesquisadora descreve a coexistência e cooperação entre subpopulações de células tumorais em tumores primários de mama e demonstra, pela primeira vez, que essa coexistência e cooperação são importantes para a disseminação metastática”.

Este dia foi encerrado com a divulgação dos vencedores entre aqueles que apresentaram pôsteres. São eles:

Iniciação Científica

- Larissa Martins