Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Relação entre álcool e câncer será tema de vídeo de animação

Relação entre álcool e câncer será tema de vídeo de animação

Por Fernanda Torres Lima

A nova aposta do Núcleo de Divulgação Científica do Programa de Oncobiologia já está definida e prestes a vir a público. Em fase final de produção, o vídeo de animação que pretende abordar o ainda pouco explorado relacionamento entre câncer, bebidas alcóolicas e influência da mídia tem previsão de lançamento para o próximo mês de julho. O curta deve retratar o cotidiano de um jovem e suas escolhas em meio a estímulos ao consumo acrítico do álcool.

A estratégia de promoção do vídeo foi estabelecida, nesta semana, em reunião que contou com as equipes do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia e da comunicação da Fundação do Câncer, além do publicitário Bruno Galindo, da produtora carioca de soluções digitais Loja Interativa.

Para chamar a atenção dos jovens para a temática da prevenção contra o câncer, a estratégia de lançamento deste vídeo prevê um novo concurso cultural Acubens, no âmbito do projeto do Museu Virtual do Câncer, criado pelo Núcleo e destinatário de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro Carlos Chagas Filho em 2010. O concurso, que será veiculado tanto nas mídias sociais do Programa como nas da Fundação do Câncer, consistirá em um jogo interativo, possivelmente em formato de role playing game. A ideia é premiar o ganhador com um tablet .

Ainda como parte do esforço de popularizar o vídeo, e aproveitando a ocasião da Copa do Mundo de futebol, devem ser veiculados, nas mídias sociais, teasers promocionais envolvendo a competição esportiva. Outro reforço adicional de divulgação do curta virá das aventuras em quadrinhos de Thiago e Mila, a dupla de personagens adolescentes criada pelo Núcleo.

O novo vídeo de animação é um dos desdobramentos do projeto desenvolvido por pesquisadores do Núcleo de Divulgação ao longo do ano de 2013. No trabalho “Álcool e Câncer: qual é a percepção de brasileiros sobre risco e eficácia”, os estudiosos procuraram identificar qual seria o entendimento público dos brasileiros sobre a relação entre a doença e o álcool, por intermédio de um questionário construído com o auxílio da ferramenta de pesquisas online SurveyMonkey, divulgado nas mídias sociais do Programa de Oncobiologia e da Fundação do Câncer.

Cena do vídeo de animação que será lançado nas redes sociais, em julho

design manuela roitman | programação e implementação corbata