Ottilia Mitidieri é reconhecida como uma das Pioneiras da Ciência do Brasil

No dia 23 de janeiro, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a terceira edição das Pioneiras da Ciência do Brasil. Dra. Ottilia Mitidieri, que atualmente trabalha como pesquisadora convidada do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da UFRJ, é uma das cientistas reconhecidas.

De acordo com o CNPq, o objetivo dessa iniciativa é dar visibilidade às mulheres e suas contribuições para determinada área de conhecimento, tendo em vista que, muitas vezes, as participações femininas foram menos reconhecidas em função das relações de gênero. Para esta terceira edição, o CNPq recebeu indicações oriundas de universidades e instituições de todo o país.

Vida e carreira

Quando jovem, Dra. Ottilia decidiu tornar-se química, uma carreira pouco comum para as mulheres da sua época. Como outros estudantes que aspiravam ingressar em uma faculdade, passou insone, noites e noites, estudando e consolidando os conhecimentos adquiridos. Mas chegou o dia da prova e com ele a vitória conquistada: Escola Nacional de Química (ENQ).

Após a formatura, em 1953, ela decidiu fazer um curso de Bioquímica no então Instituto Oswaldo Cruz (IOC), hoje unidade da Fiocruz. Ao subir as escadas do castelo mourisco, viu-se entrando num templo sagrado e foi assim que se sentiu durante o tempo em que esteve no IOC - respeitando e admirando os grandes mestres que lá se dedicavam integralmente à ciência. Ao término do curso, foi convidada pelo Dr. Gilberto G. Villela para trabalhar no IOC. Outra grande emoção surpreendente e inesperada. Em seguida, prestou concurso público e para esta instituição foi aprovada.

Quando o IOC passou para o regime CLT, os que trabalhavam lá como estatutários não poderiam continuar. Dra. Ottilia teve que sair do querido Instituto, algo que representou um grande trauma em sua vida profissional. Ao sair, aceitou o convite do Instituto Nacional do Câncer, e reiniciou lá suas atividades.

Ottilia publicou cinco livros, entre os quais "Paper Electrophoresis - A Review of Methods and Results", editado por Elsevier Publ. Co., Amsterdam, 1961 e "Problemas e Exercícios em Bioquímica", Editora Interciência Ltda., Rio de Janeiro, 1978. Os resultados de seu trabalho foram publicados em dezenas de artigos, sendo seis deles na revista Nature e apresentados em congressos, simpósios e reuniões científicas.

Após aposentadoria compulsória, passou a atuar no IBqM da UFRJ como pesquisadora convidada, onde está até hoje. Sua dedicação voluntária, humildade, paciência e contribuição científica com os jovens de Iniciação Científica e Pós-graduandos é admirada por todos os estudantes que convivem com essa brilhante pesquisadora.

Com informações de Fernanda Mitidieri

Leia mais sobre as Pioneiras da Ciência no Brasil