Programa de Oncobiologia em rota de crescimento

Em 2013, o Programa de Oncobiologia destacou-se por manter a ampliar as colaborações entre pesquisadores de universidades e hospitais no Brasil e no exterior. Além disso, merece menção também o número relevante de artigos publicados no último ano.

Para o ano que agora se inicia, desejamos a todos os membros do Programa de Oncobiologia muito sucesso e inspiração. Esperamos que 2014 seja ainda mais enriquecedor que o ano que passou, e que venha repleto de conquistas científicas e papers aprovados!

Como foi 2013?

Parte científica

Atualmente, quarenta projetos estão em andamento no Programa, que conta com 300 participantes. Em relação aos artigos científicos, 212 foram publicados, em periódicos nacionais e internacionais. Três cursos em formato de módulos foram oferecidos em 2013.

O VII Simpósio de Oncobiologia, que aconteceu em setembro, foi marcado pela participação expressiva de cientistas do Rio de Janeiro e de outros estados. Dos cerca de 150 inscritos para assistir às palestras, 67 expuseram pôsteres nas sessões de intervalo e cinco foram escolhidos para apresentar oralmente suas pesquisas. O evento contou, além de pesquisadores de vários estados, com convidados do exterior, que mantêm parcerias com grupos da Oncobiologia.

Núcleo de Divulgação

Em 2013, o Núcleo de Divulgação deu continuidade ao desenvolvimento de uma série de produtos que abordam a temática de prevenção contra o câncer. O principal deles, que cresceu durante esse ano, foi o site e Facebook do “Acubens, museu de câncer”.

Dentro do museu, que a cada dia ganha mais visibilidade nas redes sociais, foram lançados seis jogos interativos, cujo objetivo é ensinar crianças internadas a descobrir alguns aspectos da doença. Além disso, a criação de promoções, divulgação de entrevistas e enquetes ajudam os pesquisadores do Núcleo a atingir o público-alvo das estratégias de divulgação, que são os jovens.

2014

Está previsto um novo processo de credenciamento para 2014, e espera-se que haja a entrada de novos membros. O novo site do Programa de Oncobiologia entrará no ar, e o Núcleo de Divulgação lançará um novo vídeo, “Do álcool e seus outros demônios”, que pretende abordar, para o público pré-adolescente, a relação entre álcool e câncer.

Thiago e Mila, personagens criados pelo Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da UFRJ, para a divulgação de métodos de prevenção do câncer.