Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Você já conhece o Acubens, o museu virtual do câncer?

Um portal em que é possível conhecer a história da pesquisa em câncer no Brasil e no mundo, assistir a vídeos de animação sobre o tema, ver dicas de prevenção e muito mais. Essa é a proposta do “Acubens, museu do câncer”. Lançado esta semana pelo Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da UFRJ, o objetivo do projeto é chamar a atenção do público leigo, em especial crianças e adolescentes, para os problemas que essa doença pode causar. 

Acesse aqui: http://acubens.bioqmed.ufrj.br/

A abordagem do câncer de maneira lúdica, objetivando atrair um público mais jovem, justifica-se pelo fato de que é nessa idade que as pessoas começam a moldar seus gostos e interesses. Logo, se hábitos saudáveis começam a ser cultivados nessa idade, será mais fácil e natural mantê-los ao longo de toda a vida adulta. Dentro do site do Acubens existe, por exemplo, a seção “Previna-se”, em que o visitante encontra a planta baixa de uma casa e pode explorar todos os cômodos, onde encontrará inúmeras dicas para manter uma vida saudável, alimentar-se bem e, assim, prevenir-se contra o câncer. 

Na seção “Gastronomia”, os visitantes têm acesso a diversas receitas gostosas e saudáveis. Já na aba “Vídeos” está a trilogia de filmes de animação produzidos pelo Núcleo de Divulgação da Onco e voltados à prevenção do câncer. 

Facebook do Acubens 

O Facebook do Acubens já está no ar há alguns meses (www.facebook.com/acubens.museu) com cerca de mil curtidas e é atualizado diariamente com dicas de alimentação e hábitos saudáveis, dados epidemiológicos sobre o câncer, coluna sobre a doença com respostas de especialistas, quadrinhos dos personagens Thiago e Mila e muito mais. 

Recentemente, o Facebook do Acubens lançou o II Concurso Cultural, que é aberto à participação de todos. O concurso consiste em preencher os balões de um quadrinho que tem a imagem de uma mãe oferecendo à filha um sanduiche (as frases devem abordar o tema alimentação e câncer). O desafio é ser criativo usando no máximo 140 caracteres para cada frase. O primeiro e segundo colocados ganharão um iPod. Participe e divulgue entre os amigos. O projeto do Acubens, museu virtual do câncer recebeu recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa e da Fundação do Câncer.

design manuela roitman | programação e implementação corbata