VI Simposio traz novidades científicas para o Programa de Onco

Entre os dias 26 e 28 de setembro de 2012, a UFRJ sediou o VI Simpósio de Oncobiologia. O evento contou com uma procura de cerca de 300 interessados, mas o comitê organizador teve que limitar a 200 inscrições em virtude do espaço limitado do auditório Marcos Moraes. Estudantes, pesquisadores e professores das mais diversas áreas da Oncobiologia trouxeram ao evento alguns aspectos dos principais avanços das pesquisas desenvolvidas dentro e fora da UFRJ. Além disso, estudantes apresentaram pôsteres nos três dias do evento, e seis alunos foram escolhidos para apresentações orais.

No primeiro dia do evento, o diretor do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, Mario Alberto Cardoso, e a professora Vivian Rumjanek anunciaram a grande novidade: o professor Marcos Moraes, coordenador do Programa de Oncobiologia, acabara de saber sobre a concessão do título de Doutor Honoris Causa pela UFRJ. Já o professor Adalberto Vieyra prestou homenagens ao Dr. Ricardo Renzo Brentani, um dos pioneiros na pesquisa em câncer no Brasil e que faleceu em 2011.

Primeiro dia

O dia de palestras teve início com a Dra. Mitzi Brentani, da USP, que abordou a anatomia molecular do estroma associada ao câncer de mama. Logo depois, estudantes apresentaram seus pôsteres. Na parte da tarde, participaram do Módulo Temático 1, chamado “A Bioenergética da Célula Tumoral”, os professores Antonio Galina, Franklin Rumjanek e Patricia Zancan, da UFRJ. Logo em seguida, as conferências dos novos associados contaram com a participação de Claudia Mermelstein e Luciana Chiarini.

Segundo dia

No segundo dia, o pesquisador holandês Henri Versteeg, da Universidade de Leiden, apresentou seus trabalhos à plateia. Esta é sua primeira visita ao Brasil e ele se mostrou impressionado com a qualidade das pesquisas desenvolvidas na área de câncer no país, “tanto in vivo quanto in vitro”. Além disso, a visita rendeu frutos. Segundo Versteeg, “meu laboratório e o do professor Robson Monteiro, da UFRJ, agora trabalharão em cooperação”.

Após a apresentação de pôsteres dos alunos, teve início o modulo temático 2, “Marcadores e alvos moleculares”, que contou com as palestras dos pesquisadores Álvaro Leitão e Elaine Sobral, ambos da UFRJ, e Sheila Lima, do Inca. Nas conferências dos novos associados apresentaram-se Márcia Cury e Jerson Lima, da UFRJ.

Terceiro dia

O último dia do Simpósio foi anunciado o pré-lançamento do Acubens, museu do câncer, desenvolvido pela equipe do Núcleo de Divulgação do Programa. Em seguida, o professor Vivaldo Moura Neto discursou sobre glioblastomas. Neste dia, mais alunos exibiram seus pôsteres, e seis trabalhos selecionados tiveram a chance de serem apresentados oralmente por seus autores.

Além disso, dois estudantes, Eduardo Salustiano e Danielly Cristiny Ferraz da Costa foram laureados com bolsas de pós-doutorado. Eduardo ganhou a bolsa Vivi Nabuco e Danielly Cristiny foi premiada com uma nova bolsa criada pela Fundação do Câncer, visto que os avaliadores não conseguiram desempatar os dois melhores trabalhos.

Dr. Marcos Moraes, Dra. Mitzi Brentani e Dr. Adalberto Vieyra, durante o VI Simpósio de Oncobiologia.