Cursos e workshop em oncobiologia: novas ideias para o ano que se inicia

O ano de 2012 já começa com novidades no Programa de Oncobiologia. Os seminários quinzenais deverão substituídos por uma combinação de cursos + workshops, organizados em temas diversos. De acordo com Isabel Porto Carreiro, coordenadora do Núcleo de Ensino do Programa, “o novo formato de atividades tem o intuito de promover, de uma maneira mais eficaz, as trocas científicas entre grupos que possuam linhas de pesquisa numa mesma sub-área da oncobiologia”. O objetivo é que cada membro do programa se identifique e se interesse por pelo menos um tema, mas nada impede que ele venha a participar de mais de um curso.

Cursos

Os cursos serão oferecidos a estudantes de pós-graduação e extensão, sendo acompanhados de um workshop no mesmo tema, numa data imediatamente subseqüente.

De acordo com Isabel, cada curso terá a atuação de vários professores, bem como de pós-docs envolvidos em projetos associados ao Programa de Oncobiologia. A dinâmica dos cursos foi planejada de maneira que cada um deles possua 15 horas totais, distribuídas numa única semana – de segunda a sexta-feira -, o que corresponderá a um período de três horas por dia (das 9h às 12h ou das 14h às 17h). Esta carga horária equivalerá a um crédito.

Aqueles cursos que eventualmente demandem um número maior de horas, devido a um conteúdo mais vasto, poderão abrigar 30 horas totais, igualmente arranjadas numa única semana, perfazendo 6 horas diárias de atividades didáticas e computando dois créditos para o estudante.

Workshops

Os workshops deverão durar dois dias plenos – das 9h às 17h - e acontecerão na semana seguinte ao seu curso correlato. As inscrições em cursos e workshops funcionarão de maneira independente uma da outra: caso o estudante que participará de um dos cursos também tenha interesse em assistir às palestras e discussões do workshop, ele deverá se inscrever também no workshop e isto resultará na aquisição de mais um crédito. Para que este novo formato funcione adequadamente, é imprescindível o conteúdo dos cursos seja formado por aulas teóricas e que, portanto, as conferências sejam destinadas apenas aos workshops.

Listagem de cursos

Diferente dos antigos seminários, que ocorriam a cada 15 dias, os cursos + workshops terão uma frequência menor. Isabel estima que cerca de quatro eventos como esse aconteçam a cada ano. Desta forma, a listagem de cursos que poderão ser oferecidos nesse ano e no próximo é a seguinte:

(1)        Bases Celulares e Moleculares da Oncobiologia (não será seguido de workshop)

(2)        Microambiente Tumoral

(3)        Terapias Antitumorais