Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Lançada animação antitabagista do Programa de Oncobiologia da UFRJ

Por Marina Verjovsky - 30/09/2010

O Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia, vinculado ao Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, lançou no IV Simpósio de Oncobiologia um vídeo de animação sobre prevenção ao tabagismo para jovens ouvintes e surdos. O “Jogo de uma morte anunciada” já está disponível no Youtube: http://www.youtube.com/oncobiologia.

A animação foi feita com a técnica de rotoscopia (desenho sobre filmagem), com base numa pesquisa desenvolvida pela equipe sobre a percepção de dois grupos de jovens em relação ao tabagismo. Nela, foram entrevistados 197 jovens voluntários de uma favela carioca e 203 jovens cientistas que apresentavam trabalhos num congresso biomédico. O grupo observou que apenas 7% dos jovens biomédicos fumavam, em comparação com 61% dos residentes da favela.

Uma das suposições é que essa diferença ocorre devido ao desconhecimento dos fumantes acerca dos diversos malefícios causados pelo cigarro. Apesar de mais de 90% dos dois grupos saber que o fumo provoca câncer, apenas os jovens biomédicos sabiam que também causa envelhecimento precoce da pele, impotência, aborto e parto prematuro. Inclusive, uma proporção bem menor de jovens da favela sabia das relações com doenças respiratórias, cardiovasculares e perda dos dentes. Gastrite foi o único sintoma pouco conhecido entre os dois grupos. Os resultados levam a crer que os jovens consideram o câncer uma doença que não os atingirão no presente e com a qual só precisarão se preocupar no futuro.

Portanto, o vídeo aborda principalmente uma visão negativa sobre a indústria do tabaco e acompanha um texto informativo sobre os diversos males relacionados ao tabagismo. No Brasil, ocorrem 200 mil mortes por ano em decorrência do cigarro (Inca, 2009). O cigarro é a segunda droga mais consumida entre os jovens brasileiros (CEBRID/UFSP, 2004) e um terço dos fumantes adquiriu o hábito de fumar entre os 17 e 19 anos (IBGE/Inca, 2009).

O trabalho faz parte de uma trilogia sobre prevenção ao câncer financiada pela Faperj e pela Fundação do Câncer. A 1ª animação, “O amor nos tempos do HPV”, já está disponível no canal do Youtube e a próxima, “Memórias de minhas pintas tristes”, ainda está em fase de produção.

 

design manuela roitman | programação e implementação corbata