Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Programa terá museu virtual

No dia 09 de setembro, a Faperj anunciou o resultado do último edital de Difusão e Popularização da Ciência. O Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia foi um dos agracidados. Concorreram nesse edital cerca de 130 projetos. Destes foram aprovados 45. A UFRJ foi a instituição com o maior número de projetos contemplados (15), seguida pela Uerj (10), Fiocruz (4) e UFF (3).

“Cinco mil anos para contar: da história à atualidade na biologia do câncer. O Museu Virtual do Programa de Oncobiologia” é o titulo do projeto que pretende criar a concepção e desenvolver um museu virtual do Programa. A ideia, baseada em iniciativas nacionais e internacionais, é produzir a primeira exposição, que visa mostrar de forma lúdica - através de jogos para internet, interatividade e vídeos – aos jovens, como as fronteiras são tênues entre aspectos da biologia humana, saúde e ciência.

Durante muitos anos, os museus de ciência foram repositórios de objetos raros através dos quais se pretendia resgatar a história. Os visitantes eram, nessa época, meros espectadores. A busca por uma articulação maior com a sociedade só se intensificou nas últimas décadas a partir de uma preocupação maior com a educação, a divulgação científica e um comprometimento com a compreensão pública da ciência.

Com o advento da internet, proliferaram os museus virtuais idealizados tanto para simples divulgação de museus e suas exposições reais como para complementar a oferta de atividades lúdicas, interativas e educativas. Hoje, os museus virtuais têm uma capacidade de atrair grande número de usuários da rede e despertar o interesse para assuntos que antes poderiam passar de forma desapercebida.

Com o projeto, pretende se transformar o museu em mais uma ferramenta lúdica que contribua para o enriquecimento da compreensão pública da ciência, tecnologia e saúde, mais especificamente, da temática câncer.  A ideia deste projeto, junto a outras iniciativas como os vídeos de animação e o jogo de RPG, é auxiliar na desmistificação da doença, que ainda é associada a dor e sofrimento e transmitir informações que possam ser úteis na prevenção de seus fatores de risco, já que é na idade jovem que hábitos adquiridos podem ter repercussão no futuro.

Sugestões, ideias, parcerias são bem-vindas e, quem quiser participar dessa iniciativa, basta nos escrever oncobiologia@gmail.com

design manuela roitman | programação e implementação corbata