Posse no Instituto de Nutrição

Claudia Jurberg

A pesquisadora Eliane Fialho de Oliveira, associada ao Programa de Oncobiologia, é a mais nova diretora do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ. A posse foi no dia 31 de agosto, no auditório Hélio Fraga, localizado no CCS. Na ocasião, a ex-diretora Elizabeth Accioly fez um balanço dos 15 anos à frente de diversos cargos na administração do INJC, durante o qual participou de discussões como o Reuni e o aumento das vagas para ingresso de novos alunos, a implantação do campus de Macaé e o Pólo de Xerém, a abertura das unidades de alimentação na UFRJ, algumas pequenas melhorias no Instituto e o lançamento em 2011 do curso de Gastronomia.

Ao tomar posse, Eliane Fialho abriu o discurso com um agradecimento à confiança de 80% do corpo docente, discente e técnico-administrativo que votaram a favor da chapa. Fez uma retrospectiva das duas décadas de sua trajetória acadêmica, lembrando os mestres e orientadores na iniciação científica, mestrado e o doutorado, Hatisaburo Masuda e Mário Alberto Cardoso da Silva Neto, ambos do IBqM. E por fim, falou sobre os projetos para os próximos quatro anos: da continuidade das empreitadas que estão em andamento à criação da ouvidoria, sem esquecer de investir em ensino e extensão. “Vamos inovar, arriscar e, quem sabe, criar até uma empresa júnior com projetos também extra muros como a divulgação.” Segundo Eliane, a ideia é também se dedicar ao intercâmbio nacional e internacional.

Por fim, o reitor Aloísio Teixeira falou dos últimos oito anos de sua gestão num momento político propício à Universidade. “O orçamento pulou de R$ 43 milhões em 2003, quando assumimos, para R$ 200 milhões, neste ano. Em 2011, serão R$ 240 milhões apenas em custeio, sendo R$ 90 milhões em investimentos”. Outro aspecto importante destacado por ele foi a ampla renovação do quadro docente com a realização de diversos concursos públicos. “Dei posse a mais de 1.300 professores nesses oito anos”.      Segundo ele, isso permitiu o surgimento de novas jovens lideranças com a Eliane.