Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Câncer é tema na Casa do Saber

  Em setembro, o coordenador do Programa de Oncobiologia, Dr. Marcos Moraes oferecerá o curso “Como você pode se prevenir contra o câncer na modernidade”, aberto ao público geral. O objetivo do curso é discutir de forma simples e em linguagem compreensível o que é câncer, suas causas, fatores de risco, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento em suas várias formas, métodos não convencionais e questionáveis de tratamento e cuidados paliativos. Grande ênfase será dada ao estilo de vida atual e aos métodos para prevenir o câncer e outras doenças.

 

Estes temas estão divididos em quatro encontros:

 

1. O QUE É CÂNCER

O que sabemos sobre suas causas, incidência no Brasil e no mundo, como podemos nos proteger, a importância do estilo de vida.

 

2. PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO

Tipos mais comuns de câncer, diagnóstico e tratamento; progressos e dificuldades à luz das descobertas das últimas décadas.

 

3. COMO LIDAR COM A DOENÇA

Os principais tipos de tratamento e seus efeitos colaterais. Até onde devemos ser informados de tudo? Como podemos saber que estamos curados? Pacientes com câncer, suas famílias, seus médicos e profissionais da saúde.

 

4. PERSPECTIVAS

O que fazer quando somos informados de que nosso tratamento é paliativo? Em que consiste o cuidado paliativo? É possível viver esse momento com qualidade de vida, carinho e afeto? Perspectivas para o futuro. O que estamos fazendo no Brasil?

 

   As aulas serão ministradas por Moraes, além de outros seis especialistas de referência na área de oncologia, convidados por ele: Vivian Rumjanek (professora titular do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e coordenadora do Núcleo de Ensino do Programa de Oncobiologia), Luiz Santini (diretor geral do Instituto Nacional do Câncer / Inca) Tânia Cavalcanti (médica hematologista e secretária executiva da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco do Inca), Claudia Naylor (cirurgiã oncológica), Daniel Tabak (médico hematologista e oncologista do Centro de Tratamento Oncológico) e Gilberto Schwartsmann (médico oncologista e professor de Oncologia da UFRGS).

  Os encontros começarão no dia três de setembro e acontecerão às sextas-feiras, às 19h. O ciclo custa R$ 160 pagos no ato da inscrição, mais uma parcela única de R$ 200. A receita obtida com este curso será doada integralmente à Fundação do Câncer. Para se inscrever, acesse www.casadosaber.com.br. Mais informações pelo telefone (21) 2227-2237, de segunda a sexta de 11h às 20h, ou pelo e-mail inforio@casadosaber.com.br. As inscrições já estão abertas!

 

 

design manuela roitman | programação e implementação corbata