Pesquisa do Programa recebe prêmio Pedro Kassab

Um estudo desenvolvido no Programa de Oncobiologia ganhou, no dia 16 de junho, o prêmio Pedro Kassab, em reconhecimento à produção de estudos científicos nas áreas de nutrição e câncer.

O trabalho intitulado “Modulação da proteína supressora tumoral p53 por resveratrol: aspectos celulares e estruturais” rendeu o primeiro lugar à nutricionista Danielly Cristiny Ferraz da Costa, doutoranda do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM), sob orientação dos professores Jerson Lima Silva, do IBqM, e Eliane Fialho, do Instituto de Nutrição Josué de Castro (ambos da UFRJ). Os resultados mostraram o envolvimento da proteína supressora de tumor p53 na morte celular induzida por resveratrol (principal composto bioativo presente nas uvas e no vinho tinto) em linhagens celulares tumorais de mama e pulmão.

A cerimônia de premiação ocorreu durante a abertura do IV Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, em São Paulo. O evento teve como tema central "Prevenção e tratamento do câncer: o papel da nutrição hoje e amanhã".

Leia a matéria sobre a pesquisa publicada no Onco News:

../../noticias_onconews_detalhes.asp?id=334.

E o resumo do projeto da equipe:

../../programa_grupos_detalhes.asp?id=237

Danielly recebeu a medalha e o certificado das mãos do prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, filho de Pedro Kassab.