Cursos de Oncobiologia têm grande procura

Por Marina Verjovsky - 01/02/2010

Em pouco mais de uma semana, o Núcleo de Ensino do Programa de Oncobiologia já recebeu 69 cadastros para as 78 vagas abertas dos cursos oferecidos pelo Programa. E o número aumenta a cada dia. Os alunos interessados em cursar algum dos módulos devem se apressar, pois alguns já se esgotaram.

O primeiro módulo, “Curso básico sobre a bioquímica da célula tumoral”, que será oferecido em março pelo professor Franklin Rumjanek, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, teve suas 30 vagas preenchidas em apenas uma semana e nove pessoas estão na fila de espera. Em vista da grande procura, Rumjanek resolveu abrir mais vagas com uma condição: contanto que seja possível comportar todos os alunos confortavelmente. “Já que são aulas teóricas, não vejo problema, mas dependerá do tamanho da sala disponível”, afirmou.

Outro módulo que também já teve todas as vagas preenchidas e com mais duas pessoas (até agora) na lista de espera é o “Malignidades hematológicas: da patogênese às manifestações clínicas”, que será ministrado em agosto pelas pesquisadoras Claudete Klumb e Raquel Maia, do Hospital do Câncer I, do Inca.

O “Coagulação sanguínea e câncer: aspectos básicos”, oferecido em junho pelo pesquisador Robson Monteiro, Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, também já teve 13 inscrições dentre as  18 vagas.

Porém, também é crescente a oferta de novos módulos pelos membros do Programa. Nesta quinzena, foram cadastrados dois novos cursos: “Genetica, ambiente e enfermidade”, pelo pesquisador Sergio Koifman, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e “Curso básico sobre resistência a múltiplas drogas”, pela pesquisadora Márcia Capella, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ – totalizando, até o momento, cinco módulos.

O curso que será oferecido em julho por Koifman terá as inscrições abertas apenas em abril, pelo site da Fiocruz (www.ensp.fiocruz.br). Porém, o de Capella, previsto para começar em abril, já teve 16 inscritos e são apenas 20 vagas.

Curso de verão em Oncobiologia no Inca

Neste momento, também ocorre outro curso em oncologia. Com um propósito semelhante aos oferecidos pelo Programa de Oncobiologia, 40 alunos de graduação, selecionados entre 414 inscritos, participam desde o dia 25 até 5 de fevereiro do II Curso de Verão de Pesquisa em Oncologia do Inca.

O coordenador de Pós-graduação do Inca, Luis Felipe Ribeiro Pinto, que também é membro do Programa de Oncobiologia, ressaltou, durante a abertura do curso, a grave ausência de disiciplina de Oncologia nos cursos de graduação em áreas biológicas e da saúde do país.

Juntos, os cursos do Programa de Oncobiologia e do Inca pretendem amenizar o problema no Rio de Janeiro e oferecer aos alunos das mais diversas áreas da saúde uma formação mais completa no tema.

Veja detalhes sobre todos os cursos ainda disponíveis no site do Programa de Oncobiologia: ../../noticias_eventos_detalhes.asp?ID=324.

Vale lembrar que, ao final de dois anos, todos os 27 grupos de pesquisa cadastrados no Programa de Oncobiologia deverão oferecer pelo menos um módulo de ensino. Para oferecer o seu módulo, basta contatar o Núcleo de Ensino do Programa de Oncobiologia com um e-mail para vivian@bioqmed.ufrj.br.

Veja a relação de todos os grupos em:

../../programa_grupos.asp.