Novo edital de financiamento do Programa

Por Marina Verjovsky

Estão abertas as inscrições, até o dia 30 de setembro de 2009, do novo edital Fundação do Câncer/ONCO, que oferece 15 bolsas no valor de R$ 20 mil, por dois anos. A novidade este ano é que cinco dessas bolsas serão reservadas a jovens pesquisadores (com até 10 anos de conclusão do doutorado) associados aos membros do Programa de Oncobiologia. As outras 10 bolsas são direcionadas aos titulares das linhas de pesquisa aprovadas no último processo de credenciamento.

Todos os projetos deverão ter associação com pelo menos dois membros do Programa de Oncobiologia e devem estar inseridos dentro das temáticas “Biologia do câncer”, aprovadas no período de credenciamento/re-credenciamento, em 2009. Serão aceitos também os mesmos projetos apresentados nesta ocasião.

No formato de no máximo cinco páginas, os projetos serão analisados por uma comissão ad-hoc escolhida pelo Coordenador do Programa, Dr. Marcos Moraes, pelo consultor científico, Prof. Adalberto Vieyra, e pela diretora do Instituto de Bioquímica Médica, Profa. Débora Foguel. Eles deverão ser encaminhados, impressos e em CD, ao Gabinete da Direção do IBqM, no bloco B, do Centro de Ciências da Saúde, junto com os documentos discriminados no edital.

O Edital do Programa de Oncobiologia tem como objetivo apoiar, com recursos financeiros da Fundação do Câncer, os projetos em andamento em laboratórios vinculados ao Programa de Oncobiologia e criar colaborações entre grupos de pesquisa em câncer de diversas instituições do Rio de Janeiro. Além disso, reunir pesquisadores da área básica e aplicada e tornar seus resultados acessíveis aos pares e à sociedade em geral através da educação (cursos em todos os níveis) e da comunicação na mídia.

Os agraciados com no último edital, em 2007, devem gastar suas verbas até o dia 20 de outubro de 2009 e entregar os relatórios científicos de suas atividades até o dia 23 de outubro deste ano.

Em virtude das inúmeras dúvidas que surgiram referente ao novo edital de pesquisa do Programa de Oncobiologia, esclarecemos que:

1)      As bolsas são para compras de reagentes, equipamentos, pagamentos de terceiros etc.

2)      Em relação ao item de associação de membros, o ideal é que os projetos contemplem a associação de membros de diferentes grupos (membros associados e titulares; titulares e titulares ou associados e associados). Esta recomendação não é mandatória, mas será levada em consideração durante o julgamento dos projetos.

3)      A solicitação deve ser encaminhada pelo líder do projeto. No caso dos doutores com até 10 anos, concorrerão a cinco bolsas. E no caso dos titulares, a concorrência será por uma das 10 bolsas.

4)      Os titulares são os coordenadores de cada uma das linhas aprovadas no último processo de credenciamento.

5)      Todos aqueles que estiverem listados nos projetos credenciados em julho de 2009 e cumpram a regra de conclusão do doutorado até 10 anos podem participar do edital de pesquisa.

6)      Os membros podem participar de mais de um projeto neste edital.

Confira a lista completa dos membros titulares e associados do Programa de Oncobiologia na página: ../../programa_grupos.asp

Confira abaixo o edital completo:

Edital Programa de Oncobiologia 2009.doc