III Simpósio de Oncobiologia

Por Marina Verjovsky

No próximo mês, ocorrerá o III Simpósio de Oncobiologia, que permitirá reunir os antigos e novos membros do Programa de Oncobiologia. Além disso, os demais interessados poderão assistir palestras com diversos pesquisadores do Programa, que apresentarão vários dos principais aspectos das pesquisas em câncer do Rio de Janeiro.

Até o momento, estão confirmados os palestrantes:

Dr. Marcos Moraes, coordenador do Programa de Oncobiologia, que dará as boas-vindas aos novos membros do Programa;

Maria Helena Ornellas (Uerj/Inca), falará sobre o estudo de marcadores estratégicos em doenças hematológicas malignas no estado do Rio de Janeiro e correlações com resposta à quimioterapia;

Paulo Roberto Ribeiro Costa (UFRJ), sobre as novas substâncias com ação antineoplásica frente a linhagens de células com fenótipo MDR;

Mauro Sola-Penna (UFRJ), sobre o metabolismo glicolítico nos tumores mamários;

Franklin Rumjanek (UFRJ), sobre o metabolismo da célula tumoral;

Antonio Augusto Ornellas (Inca), sobre a patologia e fatores prognósticos no câncer de pênis;

Luis Felipe Ribeiro Pinto (Uerj), sobre o grupo multidisciplinar em estudo em microambiente tumoral e câncer da Universidade do Estado do Rio de Janeiro;

Bianca Gutfilen (UFRJ), sobre a utilização de novos radiofármacos na Oncobiologia;

Marcia Capella (UFRJ), sobre cancer e hipertensão: Uma questão não resolvida;

Marcos Paschoal (UFRJ), sobre tabagismo e câncer de pulmão;

Além do convidado especial, Moysés Szklo, da Johns Hopkins University, sobre epidemiologia e câncer; entre outros.

A inscrição é grátis e obrigatória, que deve ser feita pelo e-mail simposio_oncobiologia@yahoo.com.br. Para as inscriçõesde de pôster (formato livre), enviar também um resumo, de no máximo uma pagina. Serão oferecidos prêmios para os melhores pôsteres!

O Simpósio valerá um crédito para os alunos de pós-graduação, através da inscrição na disciplina BMM 774 - Simpósio de Oncobiologia (escreva para  posgradpcm@icb.ufrj.br). A freqüência nos dois dias de simpósio é obrigatória para receber o crédito.

O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro de 2009, às 9h, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus do Fundão, prédio do Centro de Ciências da Saúde, Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), no subsolo do bloco K.

Confira abaixo a programação do Simpósio: