Oncobiologia - Pesquisadores receberão resultado do credenciamento

Por Marina Verjovsky

16/07/2009

A comissão Ad-hoc coordenada pelo prof Adalberto Vieyra divulgará, nos próximos dias, o resultado do credenciamento e recredenciamento no Programa de Oncobiologia. Devido ao grande número de equipes de pesquisa inscritas oriundas de diversos institutos de pesquisa, foi estabelecida uma nova modalidade. A partir desta data, foi proposta a criação de 27 grandes grupos, que juntos totalizarão 149 pesquisadores, dos quais 21 são pós-doutorandos, além de mais outros 48 doutorandos e 28 mestrandos, que englobam as mais diversas áreas de pesquisa em câncer.

Nos próximos dias, todos os candidatos a coordenadores de projetos inscritos receberão uma carta da comissão de seleção com o anúncio dos resultados e sugestões de colaborações. O anúncio final será embasado na aceitação das propostas indicadas pelos membros e colaboradores envolvidos.

A nova seleção também resultou no recadastramento de algumas equipes e no cadastramento de diversos novos membros da UFRJ, Inca, Uerj e Fiocruz, que certamente contribuirão para o enriquecimento científico do Programa.

Os membros do Programa de Oncobiologia produziram, entre os anos de 2004 e 2008, 441 artigos completos publicados em periódicos, 43 capítulos de livros, dois livros, 74 teses de doutorado, 142 dissertações de mestrado e um depósito de patente. Os coordenadores esperam que o novo credenciamento contribua para a manutenção do elevado nível científico que o Programa estimula até o momento.

Em breve, também será lançado o edital com as novas regras para os auxílios financeiros que serão disponibilizados pela Fundação do Câncer para o Programa de Oncobiologia. Também sairá a regra para o prêmio jovem cientista em câncer. Aguardem!