Câncer de cólo de útero - Jovens desconhecem o HPV

Por Marina Verjovsky

01/07/2009

Recentes pesquisas mostram que o conhecimento da população em relação ao Vírus do Papiloma Humano (HPV) é muito limitado, tanto em países desenvolvidos quanto no Brasil. Geralmente os estudos se restringem ao público feminino adulto, onde a maioria nunca ouviu falar de HPV. Soma-se a isso, uma outra pesquisa mostrou dado ainda mais preocupante: a doença tem se alastrado entre os jovens.

O estudo recente, desenvolvido durante a tese de doutorado da ginecologista Michele Lopes Pedrosa na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz, mostra que mais atenção deveria ser dada ao público jovem com relação ao tema. Essa investigação rastreou um gigantesco banco de dados, pertencente ao Instituto Nacional do Câncer, com cerca de 1,5 milhão de prontuários de exames preventivos de colo de útero (ou Papanicolaou) realizados pela rede pública de saúde da cidade do Rio de Janeiro entre 1999 e 2005.

Os resultados mostraram uma tendência de aumento das alterações cervicais cerca de 2,6 vezes maior nos exames das adolescentes (de 10 a 19 anos) do que nas adultas, entre 1999 e 2005, evidenciando a extrema importância de se estudar as concepções dos jovens acerca do HPV, assim como a elaboração de estratégias de ensino e divulgação direcionadas a eles.

Outro fato preocupante é que as campanhas nacionais de prevenção ao HPV desenvolvidas até o momento também são focadas apenas em mulheres adultas. Diante desse panorama, o Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia, com financiamento do edital de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, da FAPERJ em 2008, foi procurar saber o que os jovens sabiam a respeito do assunto e buscar formas de divulgação do tema para esse público.

Até o momento, foram entrevistados 238 alunos do nível médio, fundamental e de universidades públicas, além de alunos surdos do ensino médio. Eles responderam três perguntas: O que é HPV? Como se transmite? O que o HPV pode causar? Ao final da primeira parte das entrevistas, foi observado que a grande maioria dos alunos não sabia do que se tratava.

Para o desenvolvimento de um material lúdico de divulgação, o grupo buscou a parceria com duas profissionais de audiovisual, Suzane Santos e Etienne Feijó, para criar uma animação de massinha sobre dois personagens, um pênis e uma vagina, que se apaixonam, descobrem o HPV e sua prevenção. O romance aproveita a trajetória para explicar sobre o vírus, sua transmissão e multiplicação no corpo, de forma agradável e compreensível para jovens surdos e ouvintes. A filmagem já foi iniciada e o lançamento está previsto para setembro. Depois de pronta, a animação será disponibilizada no YouTube e poderá ser conferida no site do Programa de Oncobiologia. Aguardem!

Personagens da animação sobre prevenção de HPV para jovens

Clique no link para ver o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=OlHkABRvSwI