Bolsa Pró-Onco Vivi Nabuco / Diagnóstico molecular / Módulos de Oncobiologia

Bolsa Pró-Onco Vivi Nabuco

Com o prazo das inscrições encerrado, são sete os candidatos que pleiteiam a bolsa Pro-Onco Vivi Nabuco no valor de R$ 3.333,33 por um ano. A comissão julgadora é composta de nove membros, sendo cinco titulares e quatro suplentes. Dos nove membros, três são cariocas e seis paulistas. O resultado deverá sair até o início de abril.

Diagnóstico molecular

Criado em 1994, o Laboratório Sonda da UFRJ é a primeira unidade pública de saúde apta a realizar diagnóstico molecular para cerca de 190 doenças infecciosas e genéticas. Entre os diagnósticos, o câncer de mama. O Laboratório promete uma economia de 1/3 do valor cobrado pelos atuais laboratórios que realizam o exame. O resultado sai em 30 dias.
Segundo dados do Inca , o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres e, em 2006, haverá 48.930 novos casos da doença sendo o segundo mais incidente entre as mulheres.
Entre os dias 07 e 11/04/2006, o espanhol José Lorente, do Laboratório Lorgen, de Granada, estará visitando o Laboratório Sonda da UFRJ. Na mira da visita o incremento de parcerias nesse âmbito com o intuito de disseminar o diagnóstico molecular para doenças.

Módulos de Oncobiologia
Mais de 15 inscritos estão participando do curso de Coagulação e Câncer oferecido pelo professor do Instituto de Bioquímica Médica, Robson Monteiro. O curso faz parte da grade de módulos oferecidos pelo Programa de Oncobiologia.
próxima temática será sobre Câncer de Pulmão. Coordenado pelo Dr. Marcos Paschoal, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o curso ocorrerá entre os dias 24 a 28 de abril, das 9:00 às 12h, Auditório Halley Pacheco, HUCFF, com exceção do dia 26 de abril, no Auditório Alice Rosa, HUCFF. Outras informações poderão ser obtidas através do email jmary@bioqmed.ufrj.br .