Rio sem tabaco

Ontem, dia 31/05, foi Dia Mundial sem Tabaco. A Organização Mundial da Saúde escolheu para este ano o tema "Tabaco: mortal sob todas as formas e disfarces" com o intuito de denunciar as estratégias dos fabricantes de cigarros para aumentar as vendas desses produtos. Além disso, a OMS pretende alertar sobre a necessidade de criar regras mais rígidas para a fiscalização e comercialização do tabaco e seus derivados.

A Central do Brasil e a Rodoviária Novo Rio foram o alvo da campanha do Inca, no estado do Rio de Janeiro. O objetivo da ação foi municiar a população com informações sobre os produtos lançados pela indústria tabagista no mercado, com a promessa de serem menos nocivas à saúde. Exemplo desses produtos são os cigarros light , suave , baixos teores , entre outros, que causam tantos males como o cigarro comum.

Foi ainda lançada no Rio de Janeiro, pela Anvisa, a pedra fundamental do Laboratório de Análise, Pesquisa e Controle dos Produtos Derivados do Tabaco no Pólo de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Brasil passa a ser referência para a o controle e pesquisa do tabaco em toda a América do Sul e Caribe. A unidade também torna possível comprovar a exatidão das informações que o fabricante insere nas embalagens do cigarro.