Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Um brinde à ciência: Cerimônia reúne Vivi Nabuco e membros do Programa

No dia 06/07 será entregue a primeira bolsa Pró-Onco Vivi Nabuco de Pós-Doutorado ao biólogo Fábio de Almeida Mendes. A cerimônia se realizará no auditório Hélio Fraga, bloco K, segundo andar, a partir das 16:00. Após a solenidade, haverá chá de confraternização com o coordenador do Programa, Dr. Marcos Moraes, Vivi Nabuco e D. Annah Mello Franco de Chagas. Todos os membros do Programa estão convidados.

Fábio Mendes foi agraciado com a bolsa depois de ter seu projeto aprovado no processo de seleção. O projeto engloba estudos sobre pesquisa do Fator de Crescimento do Tecido Conjuntivo (CTGF). Esta substância é secretada por células sadias, mas pode apresentar correlação com o desenvolvimento de tumores. Agora, Fábio quer estudar a interação de diversas proteínas encontradas no meio exterior da célula com o desenvolvimento do câncer, assim como já é sabido que a quantidade de CTGF secretada pela célula pode definir o grau de malignidade do tumor. A banca de seleção foi composta pelos professores Adalberto Vieyra, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Maria Mitzi Brentani (USP) e Antônio Paes de Carvalho.

Durante um ano, Fabio receberá o valor mensal de R$ 3.333,33 e participará do grupo do Professor Vivaldo Moura Neto, membro do Programa de Oncobiologia.

design manuela roitman | programação e implementação corbata