Cerimônia reúne Programa de Oncobiologia / Curso de poluição ambiental e carcinogenese

Cerimônia reúne Programa de Oncobiologia

Entusiasmo, reconhecimento e esperança foram sentimentos que entrelaçaram os presentes à cerimônia de entrega simbólica do primeiro cheque da bolsa Pró-Onco Vivi Nabuco ao biólogo Fábio Almeida. Participaram da cerimônia, no dia 06/07/2006, no Centro de Ciências da Saúde, Dona Annah Mello Franco de Chagas, viúva de Carlos Chagas Filho, Vivi Nabuco, além de vários colegas do agraciado e diretores de unidades da UFRJ.

A cerimônia, conduzida pelo Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas, Aldalberto Vieyra, foi palco que reuniu nomes expressivos da academia e da sociedade civil, sensibilizou o professor Vivaldo Moura Neto, do Departamento de Anatomia, que ressaltou a raridade de ocasiões em que a academia e a ciência experimentaram o reconhecimento com investimentos oriundos da sociedade civil.

Moura Neto lembrou-se ainda da convivência com o Professor Chagas Filho e do papel primordial de D. Annah nos rumos da ciência de qualidade. Moura Neto fez um balanço sobre o Programa de Oncobiologia, sua produtividade e os rumos do próximo Instituto de Ciências Biomédicas. Segundo dados apresentados, o Programa apenas no último ano e meio produziu cerca de 45 dissertações de mestrado e 25 teses de doutorado. A alta produtividade também se reflete na publicação de artigos científicos, sendo 101 em periódicos internacionais e 18 em revistas nacionais em 2005 e 32 internacionais e um em revista nacional neste ano. O Programa, ainda segundo ele, possibilitou 11 vezes associações de pelo menos dois grupos de pesquisa.

Aqueles que participaram da cerimônia ainda tiveram a oportunidade de compartilhar do entusiasmo do coordenador do Programa de Oncobiologia, Dr. Marcos Moraes que ressaltou, mais uma vez, seu papel de mediador das dificuldades, tendo sempre a grata satisfação de renovar suas esperanças quando participa de solenidades do gênero. Para ele, "Vivi Nabuco é um exemplo de generosidade espontânea". Ainda para este ano, Dr. Marcos tem o sonho de reforçar a rede interna de comunicação entre os membros do Programa.

Fábio Almeida aproveitou a ocasião para fazer um resumo de sua proposta de trabalho e foi muito elogiado pelos presentes. Ao final da cerimônia, todos participaram de um chá em homenagem à Vivi Nabuco e Dona Annah.

Curso de poluição ambiental e carcinogenese

Em agosto, de 07 a 11, haverá o módulo de poluição ambiental e carcinogenese, dentro da programação dos cursos de biologia do câncer. O curso terá como temas em discussão a definição de poluição e contaminação, toxicidade e efeito; definição de adaptação, aclimatação e aclimatização; resistência e tolerância; fontes e vias de exposição a metais pesados e hidorcarbonetos poliaromáticos; fase I e II da biotransformação; sistema glutationa e oxigenases de função mista (Citocromos P450)

espécies reativas de Oxigênio (EROs); cadeia de transporte de elétrons, reação de fenton; temperatura, pH e radiação; quebras aleatórias de DNA e mecanismos de formação de adutos por UV; degeneração de proteínas e sistema HSP; sistema P53, ciclo celular e mecanismo de formação de tumores; poluição ambiental e carcinogenese.

As aulas ocorrerão na sala G0-001 do Instituto de Biofísica. Mais informações com Mauro Rebelo pelo email mrebelo@biof.ufrj.br