Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

II Simpósio Oncobiologia / Cursos em Câncer / Novo freezer no Programa / Terapia gênica para todos / Erro médico em debate

II Simpósio Oncobiologia

Já estão abertas as inscrições para o II Simpósio do Programa de Oncobiologia, que acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro de 2008, no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), Bloco K, CCS, UFRJ.
Até o momento estão confirmados dois convidados externos para o evento: Sérgio Verjovski-Almeida, do Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo, e Ricardo Brentani, diretor do Instituto Ludwig de Pesquisas sobre Câncer de São Paulo.

Os resumos e as inscrições devem ser encaminhados para o e-mail: simposio_oncobiologia@yahoo.com.br.


Cursos em Câncer 

Todos os chefes de grupos, cadastrados pelo Programa de Oncobiologia e que ainda não ofereceram cursos, devem entrar em contato com a Professora Vivian Rumjanek (vivian@bioqmed.ufrj.br) o mais breve possível para agendar seu curso neste segundo semestre de 2008.

Novo freezer no Programa

Acaba de chegar o novo freezer -70, que pode ser utilizado livremente pelos membros do Programa de Oncobiologia. Basta que o pesquisador se organize para saber exatamente onde sua amostra se encontra. Afinal, o freezer é vertical  e quanto menos tempo a porta ficar aberta, melhor.

Ele está localizado no laboratório do prof. Franklin Rumjanek (sala E1-22).

 

Terapia gênica para todos

Será lançado, no próximo dia cinco de agosto, o livro "Genes contra doenças", escrito por Rafael Linden, pesquisador do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ. Este é o sétimo livro da coleção "ciência no bolso", lançada pela editora "Vieira & Lent", que reúne títulos de diversos temas, como computação quântica, canabinóides, buracos negros, reforma agrária, sono na sala de aula e células-tronco (este último escrito por Stevens Rehen, também da UFRJ e membro do Programa de Oncobiologia).

"Genes contra doenças" nos traz um pouco de história da ciência e de como é a prática social científica. Depois de apresentar diversos termos técnicos, como: gene, cromossomo, nucleotídeo, aminoácido, DNA, promotores, mutações, etc; mostra como o pesamento na área foi se desenvolvendo entre as gerações de pesquisadores até culminar nas pesquisas atuais.

Rafael Linden relata diversos casos - das primeiras às mais recentes tentativas de promover a terapia gênica em humanos -, com ênfase no debate ético sobre a prática. Cita algumas abordagens éticas desastrosas que quase comprometeram por completo as pesquisas na área e também casos de terapia que deram certo. Assim, explica por que o estudo com animais, regulado pelos diversos órgãos fiscalizadores, é fundamental para garantir procedimentos éticos adequados nestas pesquisas.

O lançamento acontecerá dia 05/08/2008, às 19h, na livraria do Museu da República, na Rua do Catete, nº 153, Rio de Janeiro, RJ. O local dispõe de estacionamento e fica em frente à estação Catete do metrô.


Erro médico em debate

No dia cinco de setembro, acontecerá o I Fórum de erros na medicina, organizado pela Diretoria do Corpo Clínico e o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Terapêutico do Hospital do Câncer-1 e dedicado a fomentar a reflexão crítica visando assegurar ações no cotidiano que minimizem o erro na prática médica.

O encontro, explica Raquel Maia, pesquisadora do Programa de Oncobiologia e uma das organizadoras, pretende reunir profissionais da área de saúde, onde especialistas de diferentes áreas do saber abordarão os aspectos técnicos, éticos e políticos sobre a questão dos erros em medicina, a conceituação e localização do problema, a influência das condições de trabalho, entre outros.

Os objetivos do encontro são discutir as condições e os eventos que contribuem para o surgimento dos erros e que ofereçam riscos para a saúde e promover inovação dos conceitos sobre erros em medicina. Assim, pretende estabelecer parâmetros para a identificação de situações de risco e implementação de medidas e parâmetros referenciais que possam ser desenvolvidas para prevenção e redução do erro em medicina.

O evento ocorrerá no dia 05/09/2088, às 09:00h, no Instituto Nacional de Câncer, Praça da Cruz Vermelha, 23 - 8o andar - Centro.

Confira a programação completa e o cartaz do evento no site do Programa de Oncobiologia. Para mais informações, ligue para: (21) 2508-6809.

design manuela roitman | programação e implementação corbata