Presidente da Sociedade Mundial de Cirurgia Oncologica é brasileiro

O coordenador do Programa de Oncobiologia, o cirurgião Marcos Fernando Oliveira Moraes, foi eleito Presidente da Sociedade Mundial de Cirurgia Oncológica.

Alagoano, Marcos Moraes nasceu em 10 de agosto de 1936, em Palmeira dos Índios, onde estudou até o antigo curso ginasial. Posteriormente, mudou-se para o Rio de Janeiro, tendo estudado no Colégio Pedro II e ingressado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, local de conclusão do curso de Ciências Médicas, em 1963.
Desde cedo, este alagoano destacou-se por seu brilhantismo e excepcional competência em todas as áreas de estudo e trabalho. Diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca) por mais de oito anos (1990/1998), Marcos Moraes foi um dos responsáveis pela transformação do Inca em Centro de Referência e pela elaboração do Programa Nacional de Câncer, em 1990. Nesse sentido, o Inca passou a orientar a política de câncer no país. Durante a sua gestão, incorporou os hospitais de Oncologia, Luíza Gomes de Lemos e o Pro-Onco. Em 1993, como amostra de seu pioneirismo, implantou o Programa de Gestão pela Qualidade Total, o que também o levou a submeter o Inca ao processo de auditorias externas realizados por instituições nacionais e internacionais.
Entre os projetos de destaque, a criação da Fundação Ary Fauzino para a Pesquisa e Controle do Câncer com o objetivo de apoiar financeiramente o Inca. Tal iniciativa representou o salto de qualidade para que metas audaciosas pudessem ser cumpridas.
Marcos Moraes é Master of Science in Surgery pela Universidade de Illinois, Chicago, EUA; Professor Titular de Cirurgia da Universidade Gama Filho; Presidente e membro fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica; Presidente da Sociedade Latino-Americana de Diretores de Institutos Nacionais do Câncer; Membro fundador da American Trauma Society , em Chicago; Membro do Executive Council da World Federation of Surgical Oncology Society ; Representante oficial do Brasil na Organização Mundial de Saúde para o National Cancer Control Programmes .
Detentor de um currículo extenso na área oncológica, Marcos Moraes é um símbolo na luta por mais recursos para as pesquisa em câncer.