Câncer de pulmão

Pesquisa inédita orientada pelo Dr. Marcos Eduardo Paschoal, membro do Programa de Oncobiologia e médico do Instituto de Doenças do Tórax (IDT), do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ, mostra que paciente com câncer de pulmão, tabagista, quando submetidos à quimioterapia e/ou  radioterapia, apresenta má resposta ao tratamento. O trabalho foi apresentado durante o evento 2004 International Conference da American Thoracic Society , realizada nos Estados Unidos, e publicada no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine , volume 169, numero 7.

Numa amostra de 142 pacientes portadores de câncer de pulmão, matriculados no Programa de Oncopneumologia do IDT/HUCFF foi observado que 70% dos pacientes que não responderam ao tratamento tinham uma carga tabagista acima de 80 maços/ano - uma estatística significante.
Com isto, o tabagismo, além de estar comprovadamente ligado a 90% dos casos de câncer de pulmão, pode também estar associado como fator de prognóstico ao tratamento.