Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Marcos Moraes concorre a eleições na Academia

O coordenador do Programa de Oncobiologia, o cirurgião Marcos Moraes, é um dos candidatos à Presidência da Academia Nacional de Medicina. Formado pela Faculdade de Medicina da Uerj, Moraes foi diretor do Inca por nove anos e participou da elaboração do Programa Nacional de Câncer no país.

Como proposta para a Academia, pretende dar um choque de modernidade sem macular a tradição dessa casa quase bicentenária. No projeto, ainda tem como meta dar assessoria ao governo Lula nas questões de saúde.

Atualmente, Moraes preside o conselho de curadores da Fundação Ary Frauzino para a Pesquisa e Controle do Câncer e é Governador do Colégio Americano de Cirurgiões para o Brasil. Foi presidente da Sociedade Internacional de Cirurgia Oncológica e representante do Brasil no Programa Mundial de Controle do Câncer, da Organização Mundial da Saúde. 

Tradição - Fundada em 1829 sob o reinado do imperador D. Pedro I, a história da Academia é permeada pela prática da medicina no país. Entre seus principais objetivos - inalterados desde sua implantação -, a contribuição para estudos, discussões e  desenvolvimento de várias áreas como a cirurgia, a saúde pública e a ciência. A Academia ainda atua como centro de referência para a assessoria de diversos governos brasileiros em políticas de âmbito nacional.

design manuela roitman | programação e implementação corbata