Programa promove I Simpósio de Oncobiologia

Passadas as etapas de recadastramento do Programa e o encerramento dos editais de pesquisa e da Bolsa “Pro-Onco Vivi Nabuco”, com respectivos, 18 projetos e três candidatos, chegou a hora de reunir todas as equipes no I Simpósio de Oncobiologia do Rio de Janeiro. O evento ocorrerá nos dias 30 e 31 de julho, no auditório nobre do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas, no Departamento de Anatomia (localizado no primeiro andar do bloco F, no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ).

No primeiro dia, durante a cerimônia de abertura, uma mesa-redonda será formada pelo Dr. Marcos Moraes, coordenador do Programa, pela professora Vivian Rumjanek e pelo diretor do Instituto de Ciências Biomédicas, o professor Roberto Lent.

As atividades programadas contarão com uma conferência e um mini-curso sobre a célula leucêmica, ministrado pela pesquisadora convidada Jean Y. J. Wang. PhD em bioquímica pela Universidade de Berkeley, Califórnia. Wang, que tem pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology, foi premiada pelo National Câncer Institute e pelo Herbert Stern Endowed Chair. Atualmente, é diretora associada de pesquisa básica do Centro de Câncer da Universidade de San Diego, Califórnia, editora da revista científica Journal Molecular and Cellular Biology e é do Conselho de Diretores da Associação Americana para a Pesquisa em Câncer.

Ao fim do primeiro dia de atividades, os alunos apresentarão seus trabalhos na sessão de pôsteres, que ocorrerá no local, junto com o coquetel. O formato dos pôsteres é livre e os trabalhos deverão ser enviados até o dia 15 de julho para o e-mail:  simposio_oncobiologia@yahoo.com.br.

Sob a coordenação de Helena Borges, no segundo dia, haverá palestras dos pesquisadores Adalberto Vieyra, Vivaldo Moura Neto, Lina Zingali, Claudia Galo, Mônica Lomeli, Januário Bispo Cabral, Sandra König, Tatiana Sampaio, Eleonora Kurtenbach, Denise Pires Carvalho, entre outros.