Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Exposição "Saúde e medicina no Brasil e Portugal - 200 anos"

Por Marina Verjovsky

Médicos e cientistas brasileiros se juntam às comemorações dos 200 anos da chegada da Corte portuguesa ao Brasil. Afinal, este marco histórico foi vital para a criação das primeiras instituições de ensino médico e de pesquisas biomédicas no país. É neste âmbito que o Museu Histórico Nacional apresenta até 07/09/2008, a trajetória da saúde e da medicina no Brasil e em Portugal nos últimos duzentos anos.

Através de diversos recursos cenográficos e de multimídia, a exposição aborda as práticas de cura, de origem indígena, africana ou portuguesa, no Brasil Colônia; evidenciando as relações entre essas práticas com o conhecimento médico trazido pelos cirurgiões portugueses. Passa pela criação das primeiras instituições de ensino médico, com a chegada da Corte portuguesa ao Brasil, até a institucionalização da saúde pública ao longo século XIX, num contexto de grande incidência de moléstias de caráter endêmico e epidêmico nas cidades brasileiras.

Culmina na criação das primeiras instituições destinadas às pesquisas biomédicas no Brasil e em Portugal, no final do séc. XIX e princípio do XX, destacando a importante reforma sanitária liderada por Oswaldo Cruz na cidade do Rio de Janeiro e a atuação de Carlos Chagas no campo da saúde pública brasileira. Por fim, também promove uma reflexão sobre a medicina contemporânea, apresentando as grandes revoluções do conhecimento médico: diagnóstico e cura, tecnologias de ponta e medicamentos a serviço da qualidade e do aumento da expectativa de vida.

A exposição foi inaugurada durante a o Simpósio "Brasil/Portugal-200 Anos", iniciativa dos Ministérios da Saúde do Brasil e de Portugal, da Fundação Oswaldo Cruz, do Alto Comissariado de Saúde de Portugal e das Academias de Medicina do Brasil e de Portugal. O encontro aconteceu entre os dias 7 e 9/07, no Rio de Janeiro, na Academia Nacional de Medicina e no Campus da Fundação Oswaldo Cruz. Porém, ainda terá uma segunda rodada em Lisboa, de 3 a 5/11/2008, quando será assinado um acordo de cooperação em saúde entre o Brasil e Portugal para os próximos cinco anos (2008-2013). 

Confira:

Museu Histórico Nacional: Praça marechal Câmara, s/nº, Centro, Rio de Janeiro, Brasil.

Visitação: 08 de julho a 07 de setembro de 2008.

design manuela roitman | programação e implementação corbata