Programa de Oncobiologia abre Edital de Credenciamento e Recredenciamento (2021-2023)

O Programa Interinstitucional de Pesquisa, Ensino e Extensão em Biologia do Câncer, mais conhecido como Programa de Oncobiologia, está com edital aberto para atrair novos membros. Grupos de pesquisa que já fazem parte do Programa têm a oportunidade de se recredenciar. Interessados em participar do Edital de credenciamento e recredenciamento 2021-2023 tem até o dia 28 de fevereiro de 2021 para submeter a documentação. Leia o edital: https://drive.google.com/file/d/1JFAyTOj9gfAUmg-zLNBrJtqmJ23qZ7ki/view?usp=sharing

O Programa de Oncobiologia foi criado em 2000, e conta hoje com cerca de 300 pesquisadores afiliados, divididos em 39 grupos que estão distribuídos em diferentes instituições públicas de Ensino e Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. O seu objetivo é criar condições propícias para a troca de informações entre profissionais de diversas especialidades envolvidas no estudo da Biologia do Câncer, bem como conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer.

A multidisciplinariedade de estudantes e profissionais dedicados à temática da pesquisa em câncer é um dos diferenciais do Programa de Oncobiologia, ao aproximar pesquisadores de vários campos do conhecimento como medicina, biomedicina, biofísica, física médica, educação física, nutrição, jornalismo, história, educação, farmácia, enfermagem, nutrição, estatística, entre outras especialidades.

Com a meta de formar recursos humanos em todos os níveis, os grupos de Pesquisa que submeterem projeto a este Edital, comprometem-se a atrair estudantes de iniciação científica e pós-graduação (mestrado e doutorado) ao Programa.

A parceria de pesquisadores da área básica, com profissionais ligados à clínica ou à área aplicada, também é estimulada neste edital visando eliminar o fosso que existe entre o conhecimento gerado na pesquisa básica e a sua transposição para a utilização na clínica. Neste sentido, espera-se a aproximação entre as áreas assistencial, de pesquisa básica e aplicada.

Submissão de candidaturas ao Edital 2021-2023

Os coordenadores dos grupos que solicitarem credenciamento ou recredenciamento devem possuir as qualificações equivalentes a um pesquisador do CNPq e estarem sediados no Estado do Rio de Janeiro, o que não exclui a colaboração de cientistas de outros estados ou do exterior. Vale ressaltar que cada candidato a membro do Programa só poderá coordenar um único grupo temático, mas é encorajado a participar como colaborador em outros grupos.

Para participar do edital é necessário submeter um Projeto na área de Oncobiologia para os próximos 2 (dois) anos, contendo título, um resumo de divulgação científica (ou seja, compreensível para o grande público, evitando o uso de termos técnicos), introdução, objetivos, experiência do grupo na área proposta, metodologia sucinta, resultados esperados, possíveis parcerias com outros grupos, bibliografia e equipe. No máximo, 3 (três) páginas devem ser dedicadas para o projeto, excluindo a bibliografia e a composição da equipe. As propostas deverão contemplar, também, a participação futura nas atividades de ensino, pesquisa e extensão do Programa.

Os pesquisadores que desejarem se recredenciar, além do Projeto de Pesquisa, devem elencar quais contribuições foram dadas ao Programa nos últimos dois anos (participação em eventos, Simpósio e journal de dados, organização de cursos em módulos, entrevistas para o OncoNews, parcerias com outros grupos do Programa, se foi agraciado em Edital de Pesquisa, etc).

Os interessados em participar do presente edital deverão preencher o formulário disponível no link abaixo, salvar o documento em pdf e enviar para o email: oncobiologia@bioqmed.ufrj.br. O prazo de submissão vai até o dia 28 de fevereiro de 2021.

Clique para baixar o formulário de submissão:

Dicas para editar o arquivo do Formulário

1 - Clicar no link acima pra abrir e pedir pra fazer download (ícone da seta para baixo)

2 - Abrirá o arquivo do formulário em word

3 - Preencha o formulário e salve o arquivo em .PDF

4 - Envie o pdf para o email oncobiologia@bioqmed.ufrj.br, até 28 fev 2021.