Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

XIV Simpósio de Oncobiologia encerra com homenagens - 3º dia evento

No terceiro e último dia do XIV Simpósio de Oncobiologia, além da programação científica, houve também a premiação dos melhores trabalhos e o tributo a duas personalidades importantes, que faleceram este ano, e deixaram contribuição ímpar para ciência brasileira, por meio do Programa de Oncobiologia.

A programação desta sexta-feira, 06 de novembro de 2020, começou com uma palestra internacional, proferida pela Drª Anna Grabowska, Professora de Microambiente Tumoral da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

A Drª Anna Grabowska possui um trabalho de pesquisa que abrange diversos aspectos da biologia tumoral, como o desenvolvimento de modelos pré-clínicos de câncer, análise do efeito da hipóxia na progressão tumoral, estudo de células-tronco tumorais e do fenômeno de transição epitélio-mesênquima.

 

Desenvolvimento de novos modelos pré-clínicos de câncer

No Simpósio de Oncobiologia, a pesquisadora ressaltou a importância de se desenvolver modelos de câncer in vitro e in vivo que reflitam melhor a realidade clínica dos pacientes oncológicos, a fim de permitir que novos medicamentos sejam desenvolvidos.

Segundo ela, existem muitas desconexões entre um tumor in vivo e o microambiente no qual as células cancerosas são cultivadas em ensaios pré-clínicos, especialmente aqueles realizados in vitro, incluindo a ausência de uma estrutura 3D e diferenças no pH, níveis de oxigênio e disponibilidade de nutrientes.

Outra diferença fundamental é que as células cancerosas usadas, geralmente linhagens que foram cultivadas em plástico por muitos anos, são normalmente cultivadas de forma isolada, embora em um tumor humano normalmente cresçam em combinação com outras células estromais de suporte.

 

Apresentação de trabalhos selecionados

Na primeira sessão oral, deste último dia de evento, foi a vez de pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Fiocruz e INCA apresentarem os seus trabalhos.

Glenerson Baptista (UENF), estudante de iniciação científica, apresentou um estudo sobre a reprogramação do sistema imunológico induzido pelo vírus HPV no câncer orofaríngeo. Mariana Alberti Gonçalves (Fiocruz), aluna de mestrado, relatou como foi a experiência de fazer um workshop de educação em saúde, focado na prevenção ao câncer de mama, em uma escola técnica do Rio de Janeiro. Bruna Mendonça (INCA), estudante de doutorado, apresentou a análise de potenciais mecanismos envolvidos com o crescimento e quimioresistência de células de câncer de mama.

A última sessão oral do Simpósio de Oncobiologia 2020 foi dedicada à apresentação de trabalhos de pós-doutorado.

Leonardo Batista-Silva (INCA) apresentou os resultados de um estudo que aplica a engenharia genética para produzir células CAR-T, que podem ser usadas na tratamento por imunoterapia, em pacientes com leucemia. Bruno Lopes (INCA) mostrou um estudo que busca desenvolver métodos para detecção rápida e precisa da deleção do gene IKZF1, para evitar ou prever a recidiva em pacientes com leucemia linfoblástica aguda.

 

Estatísticas do evento

Em 2020, o XIV Simpósio de Oncobiologia recebeu 289 inscrições, de pesquisadores de diversas partes do Brasil e de outros 10 países como Áustria, Austrália, Costa Rica, EUA e Canadá. Para o coordenador do Programa de Oncobiologia, Robson Monteiro (UFRJ), o fato de o evento, que sempre é realizado na cidade do Rio de Janeiro, ter ocorrido este ano de forma remota, permitiu que um número maior de pesquisadores de diferentes estados e países pudessem participar do evento.

Nesta edição, o evento ao todo apresentou 07 palestras de renomados pesquisadores Brasil e do exterior, especialistas em diferentes áreas da biologia do câncer e 06 sessões orais de trabalhos selecionados, apresentados por 14 pesquisadores de 06 diferentes instituições do Estado do Rio de Janeiro. Na plataforma de E-poster foram apresentados 110 resumos, em 08 diferentes áreas da biologia do câncer, sendo que 14 destes foram selecionados para sessão oral do evento.

A realização do XVI Simpósio de Oncobiologia - Online 2020 foi viabilizada com o patrocínio da Fundação do Câncer. No encerramento do evento, o diretor-executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni, fez questão de parabenizar todos os pesquisadores que têm se dedicado à pesquisa contra o câncer e reafirmou o compromisso de continuar apoiando o Programa de Oncobiologia.

 

Tributo a Marcos Moraes e Franklin Rumjanek

 

Um vídeo produzido pela jornalista Claudia Jurberg - que por quase duas décadas esteve à frente do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia - marcou a homenagem ao Dr. Marcos Mores (1936-2020), fundador da Fundação do Câncer e um dos maiores incentivadores do Programa de Oncobiologia, e ao Prof. Franklin Rumjanek (1945-2020), diretor científico do Programa de Oncobiologia.

O video-tributo a estes dois importantes cientistas contou com o depoimento de diferentes pesquisadores e ex-pesquisadores do Programa de Oncobiologia. A partir dos depoimentos foi possível resgatar uma parte da história dos 20 anos do Programa de Oncobiologia, a partir das valiosas contribuições do Dr. Marcos Moraes e Profº Franklin Rumjanek.

Assista ao vídeo da homenagem: https://www.youtube.com/watch?v=uEAez_taU24&feature=youtu.be

 

Premiação

No encerramento do evento, foi anunciada a lista dos premiados no XIV Simpósio de Oncobiologia. Um comitê, formado por 52 pesquisadores de diferentes instituições, avaliou os 95 trabalhos apresentados na Sessão de E-poster do evento. Os trabalhos mais bem avaliados de cada categoria (iniciação científica, aperfeiçoamento, mestrado, doutorado e pós-doutorado) ganharam reconhecimento no evento.

Veja a lista de premiados aqui: https://www.simposiooncobiologia.com.br/premiação

 

Por Lúcia Beatriz Torres, Jornalista de Ciência, responsável pelo núcleo de divulgação do Programa de Oncobiologia

 

design manuela roitman | programação e implementação corbata