Veja o que saiu na mídia sobre câncer

Cientistas investigam por que um só genoma gera muitas células diferentes. Ideia é entender marcações epigenéticas que controlam o DNA. Parte delas está no código genético, mas há interação ambiental.

26/02/2009 - Nicholas Wade, do New York Times
Um dos mais duradouros mistérios da biologia é que uma variedade de células especializadas colaboram na construção de um corpo, mesmo todas tendo um genoma idêntico. De alguma forma, cada um dos 200 tipos de células no corpo humano – no cérebro, fígado, ossos, coração e muitas outras estruturas – precisa ler um grupo diferente das instruções hereditárias escritas no DNA.

Descobertos fatores de risco genético para a leucemia
25/02/2009 - CNpQ

Um grupo de pesquisadores brasileiros, apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), em parceria com cientistas do Canadá e Estados Unidos, descobriram novos fatores de risco genético para o desenvolvimento da leucemia mielóide aguda, que é um tipo de câncer caracterizado pela rápida proliferação de células anormais que se acumulam na medula óssea.

Ácido zoledrônico reduz risco de reaparecimento de câncer

23/02/2009 - Agência Estado, por Adriana Bifulco
Um novo estudo, publicado recentemente no "The New England Journal of Medicine, uma das publicações científicas mais respeitadas do mundo, trouxe novas esperanças para mulheres diagnosticadas com câncer de mama, a quinta causa mais comum de morte entre as mulheres e o segundo tipo de câncer mais frequente. De acordo com o Austrian Breast Câncer Study Group Trial 12(ABCSG-12), o ácido zoledrônico, mais conhecido como zometa, quando combinado com tratamento hormonal após a cirurgia, diminui em 36% o risco de recidiva da doença em mulheres na pré-menopausa, período em que a paciente está mais predisposta a desenvolver câncer.

Mutação genética está vinculada a câncer cerebral e maior sobrevivência

19/02/2009 - AFP
A mutação de dois genes estaria vinculada em grande parte à aparição de tumores cancerígenas no cérebro e à sobrevivência por mais tempo à doença, segundo um estudo que poderá abrir caminhos para tratamentos mais especializados.