Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Veja o que saiu na mídia sobre câncer - 03/11/2010

Cenas da natureza reduzem dor de pacientes com câncer, diz estudo

ESTADÃO- 25/10/10

Combinação de fotos de rio na África e canto de pássaros aliviou sensação em biópsias

 

Uma combinação de imagens de belas cenas da natureza e música com sons relaxantes ajuda a amenizar dores de pacientes com câncer durante procedimentos invasivos como punções e biópsias, segundo cientistas americanos. Pesquisadores da Universidade de Baltimore fizeram testes para encontrar formas de aliviar a dor em pacientes submetidos a mielogramas, um exame doloroso em que é feita uma punção óssea. Apenas com anestesia local, uma grande agulha é inserida em um osso, geralmente nas costas, de onde é retirada uma amostra da medula óssea. Tal procedimento pode prolongar-se por até dez minutos. "Queríamos encontrar um jeito de tornar essa experiência mais tolerável", disse Noah Lechtzin, do departamento de medicina da Universidade de Baltimore. "Então fizemos um estudo no qual pacientes olhavam dois tipos de imagem durante o exame: cenas da natureza acompanhadas de sons agradáveis ou cenas da cidade, com seus barulhos típicos."

A imagem relaxante mostrava uma região próxima às Cataratas Vitória, na Zâmbia, e era acompanhada de passarinhos cantando. A da cidade retratava uma rua movimentada, com vários carros e pessoas caminhando apressadamente. Os pesquisadores mediram então o nível da dor dos grupos de pacientes e perceberam mudanças significativas. Pacientes que fizeram o exame sem ver nenhuma foto registraram dores no nível 5,7 de uma escala conhecida como Hopkins Pain Rating. Já os que observaram a paisagem natural relataram, em média, níveis 3,9 de dor. Os pacientes que viram as fotos da cidade registraram índices semelhantes aos dos que não viram nenhuma imagem. Isso, segundo Lechtzin, prova que a redução da dor não é apenas uma questão de distrair o paciente. "Acredito que há certos tipos de elementos na natureza que relaxam mais as pessoas", afirmou. "Não seria interessante colocar uma foto de pedras que possam esconder animais perigosos. Mas cenas de água correndo, por exemplo, são muito úteis, especialmente se acompanhadas de sons de passarinhos cantando e do vento batendo nas árvores."

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,cenas-da-natureza-reduzem-dor-de-pacientes-com-cancer-diz-estudo,629427,0.htm

 

 

Estudo recomenda aspirina no tratamento de câncer de próstata

O GLOBO- 25/10/10 –

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/10/25/estudo-recomenda-aspirina-no-tratamento-de-cancer-da-prostata-922864215.asp

 

DF: Diagnóstico de câncer demora 2 anos

 

O Globo - 27/10/10 – BLOG DO NOBLAT 

Pacientes que fazem biópsia no Hospital de Base, para saber se têm câncer ou não, esperam até dois anos pelo resultado do exame no Distrito Federal. Os laudos das biópsias do Hospital de Base, que é referência no tratamento de câncer, estão acumulados desde 2008. São quase 1,6 mil documentos que estão prontos, mas não foram entregues aos pacientes porque faltam funcionários para digitá-los.

- Atualmente no setor da anatomia patológica, que são as pessoas responsáveis pela digitação, nós temos somente dois funcionários - disse o diretor do hospital Luiz Carlos Schimin.

Só com esse exame o médico pode dizer se o paciente está ou não com câncer. O atraso na entrega dos laudos pode prejudicar o tratamento. O oncologista Murilo Buso explica que a demora no resultado torna ainda mais difícil o tratamento.

- O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura. Mas, quando o indivíduo demora em buscar orientação médica ou tem dificuldades em realizar os exames, ele vai atrasando a chance de cura - afirma.

A direção do Hospital de Base diz que é difícil contratar mais gente porque o salário dos técnicos é baixo. Muitos fazem concursos, mas não assumem o cargo. Para tentar entregar os resultados acumulados a promessa é criar uma força tarefa com a ajuda de funcionários de outros setores.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/10/27/df-diagnostico-de-cancer-demora-2-anos-335877.asp

Câncer de mama dá direito até a desconto em carros 

Terra Notícias - outubro 

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) prevê que 2010 chegue ao fim com pelo menos 50 mil novos casos de câncer de mama. O que muita gente não sabe é que as pacientes têm vários benefícios legais e fiscais que ajudam a enfrentar a doença. Descontos em carros, isenção no transporte público são alguns deles.

Segundo a presidente do Instituto Arte de Viver Bem, Valéria Baraccat, muitas desconhecem essas facilidades por falta de divulgação. "São direitos assegurados pela Constituição, mas infelizmente não chegam até as pacientes. Vão desde transporte público gratuito até benefícios nos planos de saúde para a reconstrução mamária", disse.

Exatamente para fazer essa divulgação, no mês mundial de conscientização sobre câncer de mama, chega ao setor de oncologia dos hospitais públicos e privados do Estado de São Paulo, o terceiro fascículo da cartilha sobre a doença. Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, o título do fascículo é "Atividade Física e as Leis como suas Grandes Aliadas".

No primeiro fascículo distribuído em outubro do ano passado, os temas abordados foram prevenção, primeiros passos e cuidados com a doença. No segundo, lançado em junho, foram como levar uma vida saudável, com uma alimentação adequada, atividades complementares, além da autoestima. Os dois primeiros fascículos estão disponíveis no site instituto. Confira alguns dos direitos das pacientes listados pela publicação:

1) Quem mora em São Paulo e vai iniciar o tratamento pode entrar com pedido para ficar isenta do rodízio. "A mulher não pode ficar limitada. A radioterapia muitas vezes é diária. O procedimento para a isenção é muito rápido junto ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo", afirmou Valéria.

2) Na compra de um carro, a mulher tem isenção do IPI E ICMS, além do IPVA. Na compra de um carro automático chega a ter 25% de desconto. O carro deve custar até R$ 70 mil e não pode ser importado. "O câmbio automático é fundamental para evitar o linfedema (inchaço no braço) do lado que foi realizada a cirurgia, quando houver o esvaziamento axilar".

3) A paciente com câncer de mama ou com outra doença grave tem direito a isenção de imposto de renda sobre o dinheiro recebido a título de aposentadoria, pensão ou reforma, inclusive as complementações, mesmo que a doença tenha se manifestado após a aposentadoria, pensão ou reforma.

4) Quitação de financiamento da casa própria. Quando se faz um financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação normalmente existe no contrato um seguro habitacional, cujo prêmio é pago junto com as parcelas mensais do financiamento. Esse contrato de seguro costuma contar com uma cláusula que prevê a quitação do saldo devedor nos casos de morte e invalidez permanente do contratante. A doença que determinou a invalidez deverá ser posterior à data de assinatura do contrato de financiamento. No entanto, há decisões judiciais que consideram que o paciente tem direito ao benefício quando a invalidez decorre não da condição inicial, mas sim do agravamento da doença. Se a paciente for responsável, com 100% de sua renda, pelo financiamento,o saldo devedor será integralmente quitado. Por outro lado, se concorrer com 50% de sua renda, a quitação será proporcional aos mesmos 50%.

5) O SUS e os planos de saúde são obrigados a realizar a reconstrução mamária.

6) Transporte público gratuito durante o tratamento no Estado de São Paulo. A paciente deve preencher um formulário, com a assinatura do médico e o laudo pra obter o benefício.

7) Auxílio doença. A paciente segurada do INSS que se considerar incapacitada temporariamente para o trabalho durante o tratamento poderá solicitar o auxílio.

8) Afastamento do trabalho. Como todos os segurados, a mulher recebe da empresa nos primeiros 15 dias e depois passa a receber pelo INSS.

9) Aposentadoria por invalidez. Para ter direito a ela, não basta ter o câncer, é preciso que a paciente seja considerada incapaz de trabalhar pelo médico perito do INSS.

* A cartilha está disponível nos setores de oncologia dos hospitais públicos e privados do Estado de São Paulo

 

http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI4754153-EI16560,00-Cancer+de+mama+da+direito+ate+a+desconto+em+carros.html

 

 

Novo exame de câncer de cólon dispensa colonoscopia

O GLOBO - 28/10/10

 

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/10/28/novo-exame-de-cancer-do-colon-dispensa-colonoscopia-922901158.asp

design manuela roitman | programação e implementação corbata