Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Veja o que saiu na mídia sobre câncer - setembro de 2009

Estudo detecta vírus que pode ser causa de câncer de próstata. Se causa for comprovada, crescem esperanças para a criação de uma vacina contra o mal, dizem especialistas

BBC Brasil – 08/09/2009

 

Um estudo americano encontrou evidências de que o câncer da próstata pode, talvez, ser causado por um vírus. O vírus, conhecido como XMRV, causa leucemia e sarcomas em animais.   Pela primeira vez, ele foi identificado em células cancerosas de tumores malignos da próstata, dizem pesquisadores das universidades de Utah e Columbia, nos Estados Unidos.

Se for confirmado que o XMRV (xenotropic murine leukemia virus-related virus) causa câncer da próstata em humanos, o caminho estará aberto para a criação de testes para diagnóstico, vacinas e tratamentos para o câncer, segundo o estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

(...) Os especialistas examinaram mais de 200 casos de câncer de próstata e compararam os tecidos cancerosos com tecidos extraídos de mais de cem próstatas saudáveis.
Eles constataram que 27% dos cânceres continham o vírus XMRV, comparados a apenas 6% dos tecidos saudáveis.

Proteínas do vírus foram encontradas quase que exclusivamente em células de tumores malignos, uma indicação de que a infecção pelo XMRV pode estar diretamente associada à formação de tumores.

Mais informações:

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,estudo-detecta-virus-que-pode-ser-causa-de-cancer-de-prostata,431227,0.htm

 

Descoberta célula-tronco associada ao câncer de próstata

Reuters – 09/09/2009

 

Pesquisadores descobriram uma célula-tronco que pode provocar pelo menos alguns tipos de câncer de próstata.

Células-tronco são células que funcionam como uma espécie de "manual de instruções" para o organismo. A descoberta ainda é apenas experimental - as células foram descobertas em ratos -, mas pode explicar pelo menos alguns tipos de tumores prostáticos, e no futuro oferecer novas formas de tratá-los, segundo artigo publicado na revista Nature.

A descoberta também aponta para uma possível nova fonte dos tumores da próstata - as chamadas células luminais, que secretam vários compostos usados pela próstata.

Mais informações:

http://www.abril.com.br/noticias/mundo/descoberta-celula-tronco-associada-ao-cancer-prostata-522246.shtml

 

Sensor portátil identifica sinais de câncer de pulmão

The New York Times, Tradução: Paulo Migliacci – 10/09/2009

 

A respiração de pacientes de câncer de pulmão difere da de pessoas saudáveis por conter maiores concentrações de parafinas e outros compostos orgânicos voláteis. Pesquisadores sabiam disso há anos e tentaram desenvolver sistemas de análise de respiração capazes de identificar a doença, como alternativa às tomografias computadorizadas.

Os sistemas tendiam a ser dispendiosos e a requerer equipamentos e técnicas complicados para concentrar os compostos no nível detectável. Gang Peng, do Instituto de Tecnologia de Israel, em Haifa, e seus colegas agora desenvolveram o que dizem ser um sensor portátil barato e capaz de distinguir rapidamente entre a respiração de pacientes de câncer pulmonar e pessoas saudáveis.

O sensor, descrito em estudo para a Nature Nanotechnology, utiliza minúsculas partículas de ouro, com cinco bilionésimos de metro de diâmetro, coroadas por compostos orgânicos selecionados por sua capacidade de reagir com quatro compostos voláteis encontrados em concentrações elevadas na respiração de pacientes de câncer do pulmão.

Quando as partículas são depositadas sobre uma fina película entre eletrodos gêmeos, agem como resistor elétrico. Os pesquisadores estão desenvolvendo o sistema, e dizem que abordagem semelhante pode funcionar também para o diagnóstico de outras doenças.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3968800-EI238,00-Sensor+portatil+identifica+sinais+de+cancer+de+pulmao.html

 

Pesquisa aponta desinformação de estudantes quanto ao tabagismo

Agência Estado - 31/08/2009

 

Pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, mostrou que metade dos estudantes da área da Saúde entrevistados nunca aprendeu na faculdade sobre os aspectos que causam a dependência ao tabagismo, bem como os tratamentos para deixar de fumar. Por isso, o Inca pretende sugerir a reitores para incluir esses temas no currículo dos cursos dessa área. O estudo foi feito em 52 universidades públicas e privadas (dos cursos de medicina, enfermagem, odontologia e farmácia) de quatro capitais brasileiras - Florianópolis, Rio de Janeiro, Campo Grande e João Pessoa. Foram entrevistados 768 homens e 1.860 mulheres.

Mais informações:

http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/pesquisa-aponta-desinformacao-estudantes-quanto-ao-tabagismo-514005.shtml

 

Empresa anuncia tratamento promissor contra câncer de pele

AFP - 02/09/2009

 

Um tratamento experimental desenvolvido pela empresa americana Genentech e baseado em modificações genéticas de uma substância vegetal permitiu reduzir claramente tumores cancerosos avançados de pele, revela um estudo clínico divulgado recentemente.

O medicamento, chamado de GDC-0449 e administrado por via oral, bloqueia a proteína chamada "hedgehog", que tem um papel importante no crescimento das células cancerosas, destaca o estudo divulgado no site do New England Journal of Medicine.

Mais informações:

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/09/02/empresa+anuncia+tratamento+promissor+contra+cancer+de+pele+8235967.html

 

Chaveiros da Vida educam sobre diagnóstico precoce por câncer de mama

AE - 02/09/2009

 

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, entregou 2.200 kits do Projeto “Chaveiro da Vida: Prevenção Alcance das Mãos” à Secretaria Especial de Relações com a Comunidade Paraná em Ação. Cada kit, composto por um folheto informativo e um chaveiro, é utilizado em oficinas educativas que orientam a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Mais informações:

http://www.aenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=50118

 

Especialistas investem em prevenção para deter o avanço do câncer no mundo

O Globo, por Antônio Marinho, enviado especial Dublin, Irlanda – 12/09/2009

 

O tabaco é o grande inimigo a ser vencido na luta contra o câncer. O cigarro é o maior responsável pela doença - principal causa de morte no mundo a partir do ano que vem, ultrapassando as complicações cardíacas. Para os participantes do Livestrong Global Cancer Summit, que discutiu durante três dias propostas para o combate ao câncer, a saída é reforçar as medidas restritivas a fumantes e taxar ainda mais o cigarro.

Hana Ross, da Sociedade Americana do Câncer, citou uma pesquisa dos EUA mostrando que proibir o fumo em locais públicos, como bares e restaurantes, não trouxe prejuízos a comerciantes. Pelo contrário. Eles pagaram mais impostos com o maior lucro devido ao bom movimento de clientes. As vantagens para a saúde, por sua vez, são enormes.

Pelo menos 25% dos fumantes morrem devido às mazelas do tabagismo e milhares adoecem na fase mais produtiva de suas vidas. Em 2015, 2,1 milhões de mortes por câncer serão atribuídas ao hábito de fumar. Por volta de 2030, 83% dessas mortes serão em países de baixa renda, como mostra a nova edição do "Atlas do Tabaco", lançada no encontro, que reuniu 500 representantes de 65 países, em Dublin, na Irlanda.

Mais informações:

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2009/09/12/especialistas-investem-em-prevencao-para-deter-avanco-do-cancer-no-mundo-767585578.asp

 

Novo livro de Drauzio Varella discute sobre câncer

informações do Zero Hora - 05/09/2009

 

Cânceres é o título da Coleção Doutor Drauzio Varella – Guia Prático de Saúde e Bem-Estar, da RBS Publicações, que acaba de chegar às bancas.
A Coleção Doutor Drauzio Varella – Guia prático de saúde e bem-estar foi escrita para ajudar o leitor a compreender o funcionamento do organismo humano e entender como se desenvolvem as doenças, seus fatores de riscos, sintomas e consequências, assim como a forma de prevenir problemas de saúde, amenizá-los, tratá-los.
Os 12 volumes da Coleção Doutor Drauzio Varella contemplam várias das questões de saúde mais comuns em nosso país (e em boa parte do mundo).



design manuela roitman | programação e implementação corbata