Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Veja o que saiu na mídia sobre câncer

Fundação do Câncer promove show beneficente

Redação SRZD - 21/06/2009

Artistas se reuniram com a Rio Jazz Orchestra no último dia 28 de junho, às 19h30, no Vivo Rio, para o show, promovido pela Fundação do Câncer, "Com você, pela vida", com repertório de Frank Sinatra.

A iniciativa, idealizada pelo ator e diretor de novelas Fred Mayrink, contou com a participação de convidados especiais como Juliana Paes, Marina Elali, Marjorie Estiano, Rodrigo Lombardi, Tânia Mara e Taryn Szpilman. Todos sob a direção de Jorge Fernando. A renda obtida foi revertida para projetos do Inca. Técnicos, produtores e artistas participam voluntariamente da causa. 

Leia mais em:

http://www.sidneyrezende.com/noticia/43979+fundacao+do+cancer+promove+show+beneficente

 

Hospital universitário recruta pacientes para teste de medicamento contra o câncer de mama

O Globo - 18/06/2009

O Núcleo de Pesquisa em Câncer do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e a Faculdade de Medicina da UFRJ estão recrutando pacientes para participarem de um novo estudo com um medicamento que combate a metástase de câncer de mama: o pertuzumabe. O remédio atua na inativação do gene HER2, presente em 25% dos pacientes com câncer de mama e responsável pelo aumento da agressividade do tumor.

Os pesquisadores querem testar a potencialização do transtuzumabe (medicamento já utilizado no mercado com o nome de Herceptin) em administração conjunta com o pertuzumabe. Ambos são anticorpos monoclonais, isto é, tratamento de alvo molecular que atua no bloqueio do HER2. Estudos preliminares indicam que a conjunção desses dois medicamentos pode aumentar os efeitos contra a célula do câncer, que passaria a não se dividir e morreria.

Leia mais em:

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2009/06/18/hospital-universitario-recruta-pacientes-para-teste-de-medicamento-contra-cancer-de-mama-756398479.asp

 

Tratamento contra câncer de pele atua no de próstata, afirma pesquisa

EFE - 19/06/2009

O tratamento com um medicamento que já tinha sido testado para câncer de pele apresentou resultados surpreendentes em dois pacientes com câncer de próstata, informou hoje a Clínica Mayo.

Segundo a revista da clínica, os dois pacientes que sofriam um câncer inoperável e tinham esgotado os tratamentos com hormônios, radiação e quimioterapira ficaram livres dos tumores após um tratamento com o composto MDX-010, conhecido também como ipilimumab.

Leia mais em:

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/06/19/tratamento+contra+cancer+de+pele+atua+no+de+prostata+afirma+pesquisa+6844918.html

 

Cientistas identificam substância que pode inibir retorno do câncer

Molécula é normalmente produzida por tumores não-invasivos. Pesquisa foi publicada na revista científica "PNAS".

Da EFE – 22/06/2009

Oncologistas americanos isolaram um potente inibidor da metástase, o retorno do câncer em tecidos diferentes dos atacados pelo tumor original, que poderia possibilitar a criação de novos tratamentos contra a doença. A informação está na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences". A metástase é uma das principais causas da morte por câncer. Até agora, não há um tratamento contra o processo.
Segundo o oncologista Randolph Watnick, professor do Programa de Biologia Vascular do Hospital Pediátrico de Boston, Massachusetts, na metástase os tumores preparam essa invasão através da secreção de proteínas que estimulam o crescimento do tumor e atraem os vasos capilares, por meio do qual se alimentam. Já os tumores benignos eliminam uma substância chamada prosaposina, que inibe o crescimento ao produzir fatores que impedem o desenvolvimento dos vasos capilares.

Leia mais em:

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1203890-5603,00-CIENTISTAS+IDENTIFICAM+SUBSTANCIA+QUE+PODE+INIBIR+RETORNO+DO+CANCER.html

 

Cientistas descobrem nova maneira de reduzir dores causadas por câncer

25/06/2009 - 16:37 - EFE

Pesquisadores da Universidade de Heidelberg, no sul da Alemanha, descobriram a possível origem de fortes dores provocadas por cânceres.

Os tumores liberam duas moléculas que deixam as células nervosas especialmente sensíveis e potencializam o crescimento do tumor, segundo um artigo publicado no site "Nature Medicine".

Os resultados da pesquisa, dirigida pela doutora Rohini Kuner, do Instituto Farmacológico da Universidade de Heidelberg, dão início a um novo enfoque no desenvolvimento de remédios para os pacientes de câncer.

A dor muito forte causada pelo câncer, cujas causas ainda são desconhecidas, é difícil de ser atenuada com remédios tradicionais como os opiáceos, que requerem altas doses, o que cria tolerância e efeitos colaterais.

Leia mais em:

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/06/25/cientistas+descobrem+nova+maneira+de+reduzir+dores+causadas+por+cancer+6955933.html

 

Novo tratamento contra câncer dá sinais promissores

O Globo - 28/06/2009

Um novo método para atacar células cancerosas desenvolvido por pesquisadores australianos apresentou resultados promissores em testes com animais, informou o site Nature Biotechnology neste domingo. O tratamento teria a vantagem de driblar dois aspectos negativos das atuais quimioterapias: sua falta de especificidade e o desenvolvimento de resistência pelas células dos tumores.

Num dos testes relatados pelo site, ratos foram implantados com tumores de câncer de útero altamente agressivos e resistentes aos medicamentos. Enquanto todos os animais tratados com o novo método se livraram dos tumores em 70 dias, os ratos não tratados morreram em um mês.

Leia mais em:

http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2009/06/28/novo-tratamento-contra-cancer-da-sinais-promissores-756558758.asp

 

Cientistas matam células cancerosas com "cavalo de Tróia"

Reuters/Brasil Online, por Michael Perry -  28/06/2009

Cientistas australianos desenvolveram uma terapia de "cavalo de Tróia" para combater o câncer, usando uma nanocélula derivada de bactérias para penetrar na célula cancerosa e desarmá-la, antes de uma segunda nanocélula matá-la com quimioterapia.

A terapia do "cavalo de Tróia" tem o potencial de alvejar diretamente as células cancerosas com a quimioterapia, em lugar do tratamento quimioterápico atual, no qual medicamentos são injetados no paciente e atacam tanto as células cancerosas quanto as saudáveis.

Os cientistas de Sydney Jennifer MacDiarmid e Himanshu Brahmbhatt, que em 2001 formaram a empresa EnGenelC Pty Ltd., disseram que nos últimos dois anos obtiveram 100 por cento de sobrevivência em camundongos com células cancerosas humanas, usando a terapia do "cavalo de Tróia".

Os cientistas pretendem iniciar os testes clínicos com humanos nos próximos meses. Os testes humanos do sistema de envio de células vão começar na próxima semana no Centro Peter MacCullum de Câncer no Royal Melbourne Hospital e no The Austin, na Universidade de Melbourne.

Leia mais em:

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/06/28/cientistas-matam-celulas-cancerosas-com-cavalo-de-troia-756558653.asp

 

Cirurgia contra obesidade pode reduzir risco de câncer nas mulheres

AFP – 25/06/2009

A cirurgia contra obesidade, como a colocação de anéis gástricos para reduzir a ingestão calórica, pode estar associada a uma queda de até 42% no risco das mulheres obesas terem um câncer, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira.

A cirurgia para a perda de peso está associada a uma redução consequente, de 42%, dos cânceres nas mulheres, mas não nos homens, assinala o estudo "SOS", disponibilizado na internet pela revista especializada The Lancet Oncology.

O estudo dirigido pelo sueco Lars Sjöström compara 2.010 pessoas obesas operadas com 2.037 obesos que tiveram uma educação alimentar e higiênica sem serem operados. Os pacientes, de idades compreendidas entre os 37 e os 60 anos, foram acompanhados durante uma média de onze anos.

Leia mais em:

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5hvpgVCP-SsvxzrOFhHOHNjiiJp0g

 

Moradores de rua recebem protetor solar de graça na Escócia

BBC Brasil – 16/06/2009

Moradores de rua de Edimburgo, na Escócia, estão recebendo gratuitamente cremes com fator 30 para proteger a pele do sol.

A distribuição de protetores solares e loções pós-sol é uma iniciativa da instituição de caridade britânica Sunwise, que trabalha para reduzir o número de moradores de rua com queimaduras solares.

Devido à exposição ao sol, o melanoma maligno - ou o câncer de pele grave - é o tipo de câncer que mais cresce na Grã-Bretanha.

Leia mais em:

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/06/16/moradores-de-rua-recebem-protetor-solar-de-graca-na-escocia-756367871.asp

 

Europa quer diminuir mortes por câncer em 15% até 2020

Comissária de saúde do bloco diz que exames preventidos também deverão ser dobrados até a data

Reuters – 24/06/2009

A chefe do Departamento de Saúde da União Europeia, Androulla Vassiliou, afirmou nesta quarta-feira, 24, que a Europa pretende reduzir o número de mortes ocasionadas por câncer no continente em 15% até 2020 e que é necessário dobrar o número de exames realizados para prevenir as taxas de  mortalidades de subirem conforme a população envelhece.

Cerca de 3.2 milhões de europeus são diagnosticados com câncer todo ano, o que torna a doença a segunda causa mais comum de mortes no continente.

"Queremos uma redução nas mortes por câncer em 15% até 2020", disse a comissário de saúde da União Europeia. Vassiliou acrescentou que o bloco quer "dobrar o número de pessoas examinadas". "Tivemos um grande processo desde que começamos, em 2003, mas apenas metade de nossos objetivos foram alcançados", completou.

Leia mais em:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,europa-quer-diminuir-mortes-por-cancer-em-15-ate-2020,392361,0.htm

 

design manuela roitman | programação e implementação corbata