Veja o que saiu na mídia sobre câncer

Mitos ainda dificultam prevenção do câncer de mama

Agência Estado – 14/05/2009

Apesar de se considerar bem informada, a maioria das brasileiras se deixa influenciar por mitos e descuida da saúde quando o assunto é câncer de mama. A pesquisa "Câncer de Mama - experiências e percepções", realizada pela Pfizer e divulgada na primeira semana do mês, revela que a maioria delas relaciona o estresse à doença e não faz mamografia quando o médico pede. Foram entrevistadas mulheres com tumor e sadias, das classes A e B, em cinco capitais.

A maioria - 87% de portadoras e 61% de sadias - acredita que o estresse é um dos fatores de risco. Quase metade das sadias, 47%, diz que a causa do tumor seria emocional. A doença, na verdade, está relacionada a histórico familiar e maus hábitos de vida, como obesidade e sedentarismo. Por isso, é importante manter alimentação saudável, sem gorduras em excesso, e praticar exercícios.

Leia a matéria completa em:

Instituto de São Paulo lançará site sobre fumo passivo e tumores

Agência Estado - 05/05/2009

Até o final de maio, um portal será lançado na internet pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) com informações sobre o fumo passivo e o desenvolvimento de tumores malignos, uma das bandeiras levantadas pelo governo de São Paulo para banir o uso de cigarro na maioria dos ambientes públicos e privados de SP. O portal será abastecido com informações de estudos nacionais e internacionais que já contabilizaram os impactos de aspirar a fumaça alheia.

Entre as pesquisas estão a de que o fumo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, superada apenas pelo tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), pessoas que trabalham onde é permitido fumar respiram o equivalente a 10 cigarros por dia. Só em SP, a projeção é que no ano passado foram 45 mil novos casos da doença.

Leia a matéria completa em:

Identificados genes que influenciam em metástase cancerígena

Resultado da pesquisa ajudar a achar formas de impedir essa propagação do câncer para o cérebro

Efe – 06/05/2009

Um grupo de pesquisadores liderado pelo oncologista espanhol Joan Massagué identificou três genes que têm influência direta na metástase do câncer de mama ao cérebro, o que poderia ajudar a achar formas de impedir essa propagação.

Os resultados da pesquisa dirigida por membros do Memorial Sloan-Kettering Center de Nova York foram divulgados nesta quarta-feira, 6, no site da Nature, e só serão publicados na próxima edição da revista.

Os cientistas descobriram que os genes COX2 e HB-EGF, sobre os quais já tinha sido descoberto que têm implicação direta na mobilidade e capacidade de invasão das células cancerígenas, servem também de "intermediadores" no mecanismo de propagação do câncer do seio até o cérebro.

Além disso, perceberam que um terceiro gene, conhecido como ST6GALNAC5, é o que dá às células doentes de câncer de mama a capacidade de abandonar o sistema circulatório e inclusive atravessar a barreira hematoencefálica, a qual serve para impedir que muitas substâncias tóxicas alcancem o cérebro.

No Instituto do Câncer, Serra sanciona lei antifumo

Lei passa a valer em 5 de agosto e proíbe fumo em ambientes fechados de bares, restaurantes e shoppings

Carolina Freitas - Agência Estado – 07/05/2009

A lei antifumo de São Paulo foi sancionada nesta quinta-feira, 7, pelo governador de São Paulo. Em um ato simbólico, José Serra (PSDB) sancionou a lei no Instituto do Câncer. Para fazer valer a proibição do uso do fumo em ambientes fechados de bares, restaurantes, shoppings e baladas, a fiscalização no Estado terá "bafômetros do cigarro". Nas blitze, serão usados 15 aparelhos que revelam a presença de fumaça, ainda que o fumante não seja apanhado no ato. A lei passa a valer em um prazo de 90 dias, em 5 de agosto.

Leia a matéria completa em:

Exposição a formaldeído eleva risco de câncer em operários

Estudo acompanhou trabalhadores entre 1966 a 2004, e encontrou risco elevado de câncer do sangue

Estadão – 12/05/2009

Operários de indústria expostos a altos níveis de formaldeído tiveram maior probabilidade de morrer de câncer do sangue do sistema linfático que trabalhadores com exposições baixas, de acordo com estudo publicado nesta terça-feira, 12, por pesquisadores do instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

Mas o risco de morrer desses cânceres caiu com o tempo após o fim da exposição, de acordo com Laura E. Brane Freeman, principal autora do trabalho. O estudo foi publicado online pelo  Journal of the National Cancer Institute.

O estudo analisou cerca de 14 mil mortes entre mais de 25 mil trabalhadores, na maioria homens brancos, antes de 1966 em 10 fábricas produtoras de formaldeído e de resina de formaldeído.