Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Veja o que saiu na mídia sobre câncer

Descobertos genes que ajudam a frear câncer e esclerose

19/04/2009 - EFE

Cientistas da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, descobriram os componentes genéticos que podem ter um papel de destaque na hora de desacelerar ou deter doenças como o câncer e a esclerose múltipla.Os pesquisadores, dirigidos pelo professor David Hume, publicaram o estudo na revista Nature Genetics e destacaram que isso pode dar origem a novos tratamentos médicos contra as doenças relacionadas ao sistema imunológico. Até agora, os cientistas achavam que um grupo seleto de "genes mestres", como chamam os pesquisadores, controlava o crescimento das células que causavam os problemas.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3712977-EI8147,00-Descobertos+genes+que+ajudam+a+frear+cancer+e+esclerose.html 

 

Pesquisadores descobrem variação genética ligada ao câncer de próstata

21/04/2009 - AFP

Estudos anteriores já haviam permitido identificar certas regiões do genoma vinculadas ao risco de câncer de próstata, mas este novo trabalho vai mais longe, pois explica o mecanismo biológico que torna o risco mais elevado para alguns indivíduos, destaca um artigo publicado nos Anais da Academia Americana de Ciências (PNAS).
Duas pesquisas recentes sobre o genoma identificaram uma variação situada na região do cromossomo 10 que desempenha um papel na expressão do gene MSMB, responsável pela produção de uma proteína que é um marcador potencial do câncer de próstata. Esta proteína é também anti-cancerígena.
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/21/pesquisadores+descobrem+variacao+genetica+ligada+ao+cancer+de+prostata+5651938.html 

 

Teste de urina pode ajudar a prever se fumante corre risco de ter câncer de pulmão

20/04/2009 - O Globo

Pesquisadores podem ter descoberto porque o câncer de pulmão atinge apenas alguns fumantes, indica estudo apresentado esta semana no encontro anual da American Association for Cancer Research. A pesquisa foi feita com cerca de 50 mil pessoas na China, ao longo de dez anos. - O fumo sempre esteve associado ao câncer de pulmão. Sabemos que o cigarro aumenta significativamente o risco da doença, mas queríamos entender porque algumas pessoas têm o câncer e outras não, mesmo fumando a mesma quantidade de cigarros - explicou o médico Jian-Min Yuan, da University of Minnesota, que coordenou o estudo, ao site de notícias Eureka Alert.

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2009/04/20/teste-de-urina-pode-ajudar-prever-se-fumante-corre-risco-de-ter-cancer-de-pulmao-755350884.asp 

 

Pau-brasil pode ser alternativa para tratamento contra o câncer. Pesquisa mostra que extrato da planta reduziu tumores em camundongos.
Árvore corre risco de extinção, diz Fundação Nacional do Pau-brasil.

22/04/09 - Do G1, com informações do Jornal Nacional

Há 509 anos o Brasil foi descoberto e recebeu o nome de uma árvore. Importante no passado e ameaçado de extinção, o pau-brasil ainda pode revelar muitas riquezas. Uma pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) mostrou que o extrato da planta reduziu tumores em camundongos e o pau-brasil pode ser uma alternativa no tratamento contra o câncer.

“Imagine você conseguir reduzir 80% de um câncer e isso só em um experimento inicial”, diz Elizângela Cristhiane Barbosa, pesquisadora da UFPE.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1094759-5598,00-PAUBRASIL+PODE+SER+ALTERNATIVA+PARA+TRATAMENTO+CONTRA+O+CANCER.html 

design manuela roitman | programação e implementação corbata