Portal do Programa de Oncobiologia

Programa interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão em biologia do câncer

Veja o que saiu na mídia sobre câncer

Componente da maconha atua contra tumores cerebrais

AFP - 02/04/2009

O tetrahidrocanabinol (THC), principal componente ativo da maconha, pode ter um efeito sobre a redução e, inclusive, a destruição de células cancerígenas dos tumores, principalmente do cérebro, nos ratos e também no homem, segundo estudo da universidade Complutense de Madri publicado nesta quinta-feira, no Journal of Clinical Investigation.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/02/componente+da+maconha+atua+contra+tumores+cerebrais+5298935.html

 

Metade das brasileiras não sabe para que serve a mamografia

O Globo – 03/04/2009

No próximo dia 28/04 entra em vigor a lei federal 11.664/2008, que obriga a rede pública de saúde em todo o território nacional a realizar a mamografia gratuitamente em mulheres acima de 40 anos. Mas apenas 47% das brasileiras sabem que o exame ajuda a diagnosticar o câncer de mama precocemente, segundo dados de uma nova pesquisa divulgada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). A instituição entrevistou 1,8 mil mulheres de 35 a 65 anos de idade em 17 capitais brasilerias.

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2009/04/03/metade-das-brasileiras-nao-sabe-para-que-serve-mamografia-755121443.asp

 

Testes indicam sucesso de droga contra câncer de próstata

O tratamento é para o câncer de próstata com metástase, isto é, que se espalhou para outras partes do corpo

AP – 07/04/2009

Testes preliminares de uma nova droga para o câncer de próstata revelam algum sucesso, informam pesquisadores. Dos primeiros 30 pacientes tratados com MDV3100, 13 mostraram um declínio de mais de 50% nos níveis sanguíneos que indicam a presença do tumor.

No entanto, esses testes estão ainda nos estágios 1 e 2, quando as drogas são examinadas para segurança, efeitos colaterais e primeiros indícios de eficiência. A droga ainda precisa passar pela chamada fase 3 de teste, quando sua eficiência será, de fato, examinada. Só depois disso é que poderá ser apresentada como proposta de tratamento.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,testes-indicam-sucesso-de-droga-contra-cancer-de-prostata,351490,0.htm

 

Frequência alarmante

Agência FAPESP - 07/4/2009

Um estudo da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, que será divulgado em breve no Boletim Epidemiológico Paulista destaca que a cada 30 minutos uma pessoa procura as unidades públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) com câncer nos pulmões e brônquios, doenças diretamente ligadas ao tabagismo.

Segundo a secretaria, cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao uso contínuo do cigarro e, em 2008, 4.537 pessoas procuraram tratamento para esse tipo de câncer.

http://www.agencia.fapesp.br/materia/10335/noticias/frequencia-alarmante.htm

 

Exame de DNA pode tornar Papanicolau desnecessário, sugere estudo

Estudo de oito anos mostra que teste de DNA é mais efetivo. Feito na Índia, teve a participação de 130 mil mulheres.

Donald G. McNeil Jr. Do 'New York Times' – 09/04/2009

Um novo teste de DNA para o vírus capaz de causar o câncer cervical apresentou desempenho tão superior aos métodos atuais que alguns ginecologistas esperam que ele eventualmente substitua o Papanicolau, nos países ricos, e exames mais “crus” em países pobres. 

O novo teste do vírus do papiloma humano, ou HPV (do inglês "human papillomavirus"), pode não apenas salvar vidas. Cientistas dizem que as mulheres acima dos 30 anos poderiam deixar de lado o exame Papanicolau anual para realizar o teste de DNA apenas uma vez a cada três, cinco ou até dez anos, dependendo do especialista consultado.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1079539-5603,00-EXAME+DE+DNA+PODE+TORNAR+PAPANICOLAU+DESNECESSARIO+SUGERE+ESTUDO.html

 

Veja os editais vigentes no site

../../oportunidades_editais_detalhes.asp?id=189 

design manuela roitman | programação e implementação corbata