Palestra: “Alterações genéticas epigenéticas e proteômicas do câncer gástrico”.

Profª Maria da Gloria Costa Carvalho possui graduação em Medicina pela Escola de Ciencias Medicas de Volta Redonda (1973), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Membro titular da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Membro honorário da Academia Brasileira de Medicina Militar, Membro ativo da American Association for Cancer Research. Chefe do laboratório - Controle da Expressão Gênica no inst. biofísica ccf do Instituto de Biofisica Carlos Chagas Filho UFRJ ate 2012. Atualmente pesquisadora e professora colaboradora do departamento de patologia da Faculdade de Medicina da UFRJ. Professora do quadro permanente da pós-graduação da Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ. Tem experiência na área de Bioquímica , com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia molecular, mecanismos da transformação celular em resposta a infecção viral (EBV, HPV) e proteoma de tumores.