Landmarks in cell signaling

O IBqM de Meis recebera em maio de 2014, o Sir Philip Cohen, do Medical Research Council Protein Phosphorylation and Ubiquitylation Unit, Dundee, Escócia. Cohen é bioquímico britânico de destacada produção acadêmica. Possui mais de 500 publicações em revistas de alto impacto e uma de suas primeiras contribuições científicas foi a descoberta e a descrição da família das proteínas fosfatases, mediadoras centrais no metabolismo e imunidade.

De 1990 a 2012, Sir Cohen foi Diretor do MRC Protein Phosphorylation and Ubiquitylation Unit e foi também Diretor da Division of Signal Transduction Therapy (DSTT). A DSTT é a maior colaboradora entre uma instituição de pesquisa básica e a indústria farmacêutica na Europa. Trata-se de uma organização gerida pela Universidade de Dundee, pelo Medical Research Council e as empresas farmacêuticas AstraZeneca, Boehringer Ingelheim, GlaxoSmithKline, Merck Serono, Janssen Pharmaceutica e Pfizer.

O objetivo da colaboração é a realização de pesquisa em sinalização celular que incentive o desenvolvimento de novos tratamentos para doenças como câncer, artrite reumatóide e Parkinson. O Dr. Cohen apresentará duas conferências, uma delas com a sua trajetória pessoal e científica, no modelo dos encontros do “Landmarks” e outra na sua atual atividade científica (mais detalhes em http://www.lifesci.dundee.ac.uk/people/philip-cohen) com destaque para sua participação inovadora nos consórcios científicos acima.

Ainda nessa edição do Landmarks in Cell Signaling 2014, o Dr. Cohen reservará um espaço para ouvir os seminários de alunos de todos os níveis do CCS (IC, PG) e pesquisadores (Pós-Docs, Pesquisadores Visitantes) interessados em quaisquer aspectos de Sinalização Celular.

Os interessados serão selecionados a partir de resumos do seminário enviados para a aluna Bruna Laciura, do LabSiCel no IBqM de Meis (iaciura@bioqmed.ufrj.br).

Programação Landmarks in Cell Signaling Maio de 2014

26 DE MAIO DE 2014:

- 11 horas - Local: auditório do novo prédio no Bloco N

“Protein kinase inhibitors, the major drugs of the 21st century.”

- 14 às 16-30 horas - “Seminários em sinalização celular dos alunos e pesquisadores do CCS-UFRJ selecionados através das inscrições.

27 DE MAIO DE 2014:

- 12 horas - Local: auditório do novo prédio no Bloco N

“The interplay between protein phosphorylation and protein ubiquitylation in regulating the innate immune system.”