Encerramento da Jornada de Iniciação Científica e peça “O Método Científico”

Amanhã, dia 18 de novembro, a partir das 14 horas, acontece a cerimônia de encerramento da XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural e do 8º Congresso de Extensão. Durante o evento será feita a entrega dos certificados de Melhor Trabalho e Menção Honrosa dos Centros.

Após a premiação haverá a apresentação da peça teatral “Método Científico”, do professor Leopoldo de Meis. De acordo com Diucênio Rangel, um dos organizadores da peça, a história narra a construção da forma de pensar do homem através dos séculos, sendo melhor caracterizada como uma “palestra encenada”.

“O objetivo da encenação é fazer o público entender o que é o fazer científico, que esse fazer demanda vencer obstáculos para que o conhecimento traga conforto e diminua o sofrimento da humanidade. Ao utilizar a linguagem teatral buscamos atingir o espectador através da emoção, facilitando a fixação desses conceitos”, explica Diucênio.

Para a apresentação de amanhã o elenco contará com 19 pessoas, mas nenhum ator profissional. A peça é encenada por alunos e professores do Instituto e já existe há 13 anos. O “Método Científico” já viajou para São Paulo, São Carlos, Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Caxambu, Poços de Caldas, Bahia e Espírito Santo. A peça tem a duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.